Os estudantes do ISTA marcaram presença no 23º Grito dos Excluídos, ocorrido no último dia 07 de Setembro, na Praça da Rodoviária, em Belo Horizonte. Eles estiveram à frente da 8º Parada do evento, na qual recordaram as pessoas que lutaram pela vida e pela dignidade do povo, especialmente os mais pobres. Nomes como Ir. Dorothy Stang, Dom Oscar Romero, Dom José Maria Pires, entre outros, foram lembrados pelos Estudantes e demais presentes.

O 23º Grito dos Excluídos teve como tema: “Vida em primeiro lugar”, e lema: “Por direitos e democracia, a luta é todo dia”. As manifestações deste ano se deram muito em relação ao caótico e catastrófico cenário social, político e econômico que vive o Brasil hoje. Nossos Estudantes denunciaram também a ganância dos poderosos que ameaça e devasta nossa Amazônia.

O que motivou a participação dos Estudantes foi a profunda consciência de dar voz e vez a quem está excluído e abandonado, como fruto do compromisso com o Evangelho de Jesus Cristo, cuja mensagem é a de vida plena e abundante para todas as pessoas.