PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Módulo 1 –09 a 20 de julho de 2018 | Módulo 2 –07 a 18 de janeiro de 2019 | Módulo 3 –08 a 19 de julho de 2019

APRESENTAÇÃO

O aconselhamento pastoral e a orientação espiritual são atividades que se fundamentam no princípio do cuidado, integrando Psicologia, Antropologia, Teologia e Espiritualidade a uma demanda específica.

Muitos agentes de pastoral, leigos/as, presbíteros, religiosos/as, pastores/as e cuidadores/as em geral, lidam com pessoas em situação de crise, de tomada de decisão e em buscas sinceras sobre sua existência.

A Especialização em Aconselhamento Pastoral e Orientação Espiritual pretende capacitar essas pessoas para a ação pastoral nas comunidades, paróquias, dioceses, Casas de formação, bem como para a formação para a Vida Religiosa Consagrada e Diocesana.

OBJETIVOS

• Oferecer suporte teórico e prático, integrando as áreas da psicologia, antropologia, teologia e espiritualidade, de forma a aprimorar a ação de agentes que se propõem a acompanhar e orientar pessoas e grupos em diferentes situações.
  • Capacitar agentes de pastoral, leigos/as, religiosos/as e presbíteros, para o Aconselhamento Pastoral e a Orientação Espiritual, sejam nas comunidades eclesiais ou nas casas de formação religiosa ou diocesana.
  • Treinar, através de práticas efetivas e laboratórios experimentais, o atendimento, a orientação e o acolhimento a pessoas, casais, famílias e grupos que apresentem situações de crise ou de necessário discernimento.

PÚBLICO-ALVO

Agentes de pastoral, leigos/as, religiosos/as e presbíteros, que atuam em comunidades, paróquias ou em pastorais e serviços eclesiais de acolhida, orientação e auxílio no discernimento espiritual e pastoral.

CARGA HORÁRIA

Total de 360 horas, mais leituras, trabalhos, seminários e realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

PRÉ-REQUISITO

Curso superior completo, preferencialmente na área de Ciências Humanas.

De 05 de fevereiro a 01 de junho de 2018.

*O formulário de inscrição encontra-se disponível no Site do ISTA.

*A inscrição será confirmada mediante o pagamento de boleto bancário.

VAGAS: 40 vagas. A turma será iniciada com, no mínimo, 20 alunos/as matriculados.

MATRÍCULA

A matrícula será efetivada mediante o envio dos documentos obrigatórios* e o preenchimento e a assinatura do requerimento de matrícula na Secretaria Acadêmica.

*Os documentos poderão ser enviados pelo Site do ISTA ou por correios.

Taxa de inscrição: R$ 120,00

Curso: 15 parcelas de R$ 490,00

*O aluno que se matricular em turma em andamento assinará termo de compromisso e dependerá da abertura de uma nova turma do curso para concluir sua pós-graduação.

Realização: ISTA

Rua Itutinga, 340 | Minas Brasil | CEP 30.535-640 | Belo Horizonte – MG