ÁFRICA: as vozes desconhecidas até então

Realizou-se na noite do dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra no Brasil, o evento “África: as vozes desconhecidas até então”. Cinco alunos do ISTA de 5 diferentes países africanos se apresentaram, quais sejam: Feliciano José Kissua (Angola); Pedro Lucau Canganjo Massuca (Angola); Carvalho Paulo Wilson (Moçambique); Jean Luc Bruno Thiabo (Senegal); Kossi Pierre Batcho Kadote (Costa do Marfim e Bénin). As apresentações trataram de uma multiplicidade de questões que passaram pela geografia, história, educação e política, dentre outras. Contudo, o mais impactante foi que cada um dos alunos, ao abordar essas diferentes temáticas, revelaram muita sabedoria em suas falas, usando provérbios africanos que mostram que a tradição daquele continente está viva e tem muito a nos ensinar. Ao final houve a degustação de seis diferentes pratos que mostraram a criatividade e sabor da gastronomia africana. Enfim, quem teve a oportunidade de comparecer nessa noite no auditório do ISTA participou não apenas de uma palestra ou de uma degustação de pratos da culinária africana mas, sobretudo, de uma experiência repleta de sabedoria com potencial de ecoar em nossos corações brasileiros, onde também ressoa a nossa ancestralidade africana.