Na manhã do dia 10 de fevereiro, o ISTA fez a abertura do ano letivo com uma Aula Inaugural, reunindo o corpo docente, discente, formadores das congregações religiosas e convidados. A mesa redonda foi composta pelos professores Frei Oton da Silva Junior e o professor Amauri Carlos Ferreira. Frei Oton apresentou Frei Bernardino Leers, o homenageado, como um “Teólogo de duas pernas”: a da reflexão acadêmica e a da inserção pastoral em meios populares. O professor Amauri discursou sobre a “Morada da diversidade ética e sexual – a atualidade do pensamento de Frei Bernardino”. Em seguida, o professor Frei Leonardo Lucas Pereira coordenou o debate a partir das exposições.

Frei Bernardino foi um intrépido pesquisador, teólogo de primeira linha na história da Igreja. Ele marcou época na elaboração do pensamento da Teologia Moral, fruto de sua experiência pastoral marcante na vida da Igreja e na academia. Professor por décadas e um dos fundadores do Instituto Santo Tomás de Aquino, não poderíamos de deixar de prestar-lhe homenagem no ano em que ele comemoraria 100 anos de vida.

Após um coffee break, teve início a Celebração Eucarística, presidida pelo formador dos Claretianos, Pe. Antônio Carlos Ferreira. Durante a celebração foi feita a memória póstuma do aluno Jean Luc Bruno Thiabo, do Senegal, que faleceu no dia 04 de dezembro de 2019. O Reitor Frei Jacir de Freitas Faria acolheu a todos os presentes, destacando os novos alunos e congregações que trouxeram os seus alunos para o ISTA, bem como falou do resultado positivo da visita do MEC para o credenciamento EaD para Filosofia, dos eventos e inovações acadêmicas e administrativas previstos para o ano de 2020. O presidente do Diretório Acadêmico, Frei Renieverton Telles de Oliveira, após palavras de acolhimento, apresentou a nova diretoria do DA e falou da pauta proposta para o ano de 2020.