Na manhã do dia 08 de fevereiro, ocorreu a celebração de abertura do ano acadêmico do Instituto Santo Tomás de Aquino. A Eucaristia foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R, e concelebrada pelo Reitor, Frei Jacir de Freitas Faria, bem como pelos superiores e formadores das congregações que possuem estudantes no ISTA.

Durante a homilia, Dom Vicente destacou a busca por sentido e segurança que todo ser humano cultiva. À luz do Evangelho do dia, salientou a necessidade de uma Igreja colegial, cuja finalidade em si mesma é ser sacramento de salvação para o mundo, principalmente naqueles lugares mais feridos, onde a vida humana está ameaçada. Dom Vicente desejou à comunidade acadêmica do ISTA que os estudos de filosofia e teologia contribuam para um trabalho maduro dos agentes eclesiais.

Num clima orante e fraterno, ao final da celebração, Frei Jacir de Freitas Faria cumprimentou os presentes, dirigindo uma palavra de incentivo aos veteranos e aos calouros dos cursos de Filosofia e Teologia neste início de semestre. Também apresentou e desejou as boas-vindas às Congregações que retornaram com seus estudantes para o ISTA, ressaltando o compromisso que o Instituto Santo Tomás de Aquino tem para com os religiosos, religiosas e leigos.

O Frater Igor Pereira, MSF, presidente do Diretório Acadêmico Dom Oscar Romero, também deu boas vindas aos novos discentes. Igor ponderou o difícil momento que estamos vivendo enquanto sociedade brasileira e a necessidade de avançarmos sem temer. Ele apresentou os integrantes do D.A. e os convidou a presentear os novatos com uma lembrança.

Ao final da celebração, todos foram convidados a participar da tradicional “Kombosa de Carnaval”, momento de estreitar os laços e festejar o ano que se inicia.