Na manhã do dia 8 de agosto, aconteceu a Celebração Eucarística, por ocasião da abertura do Segundo Semestre Acadêmico do ISTA, no ano em que o Instituto completa 30 anos de existência.

A celebração, presidida pelo Prof. Pe. Harlley Caldeira Mourão, Vice-Reitor e Diretor de Estudos do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria de Montes Claros, parceiro institucional do ISTA, recordou o testemunho de Santa Teresa Benedita da Cruz, conhecida, também, como Santa Edith Stein, cujo nome e memória são preservados na Biblioteca de nossa Faculdade.

Na homilia, o presidente recordou a trajetória do ISTA, enquanto Instituto que ajudou e continua ajudando a formar os pensadores e agentes da Igreja no Brasil. Afirmou ainda que os estudantes são privilegiados por escolherem o ISTA para realizarem os estudos acadêmicos em Filosofia e Teologia. Pe. Harlley afirmou ainda, que Edith Stein é “verdadeira cristã, virgem prudente, que manteve sua vela acesa”. Segundo ele, Santa Teresa Benedita da Cruz é referência para os cristãos e as cristãs que estão em busca da verdade, e que o conhecimento desta percorre o caminho de conhecimento e entendimento do ser humano. O cristianismo, conforme ressaltou o presidente da celebração, é serviço ao outro, e é somente a partir da Cruz que nos reconhecemos como seres humanos. Ele destacou ainda o esforço, fruto do desejo pessoal, que os/as estudantes devem cultivar no início deste segundo semestre, a fim de terem êxito nos estudos e alegria na vida.

Ao final da celebração, que contou com a participação de alunos/as, professores/as, funcionários/as, formadores/as e provinciais, dentre outros, o Reitor, Frei Jacir de Freitas Faria, cumprimentou os presentes, agradecendo-os pela participação. Parabenizou os alunos e alunas pelo dia do Estudante, recordado no próximo dia 11 de agosto. Ele também comunicou a agenda de eventos do Instituto para o Segundo Semestre, convidando-os a tomarem parte nas atividades que serão oferecidas pelo ISTA, em parceria com outras instituições acadêmicas. Por fim, Frei Jacir agradeceu o Pe. Dejair de Rossi, que coordenou o curso de Teologia, e o Pe. José Carlos Aguiar, que coordenou o curso de Filosofia, pelo trabalho que realizaram na Instituição. Deu boas vindas aos novos coordenadores, do curso de Filosofia, Prof. Geová Nepomuceno Mota , e do curso de Teologia, Prof. Pe. José Luiz Isidoro. Num clima de festa e alegria, o Reitor convidou os presentes para participarem de uma confraternização.