Entre os dias 07 e 09 de maio, aconteceu o VI Colóquio de Teologia e Pastoral, organizado pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, FAJE, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG, e o Instituto Santo Tomás de Aquino, ISTA.

O evento versou sobre os 50 anos da segunda Conferência do Episcopado Latino Americano, ocorrida em Medellín, em 1968. A Conferência de Medellín mudou os rumos da Igreja latino-americana na recepção do Concílio Vaticano II. Suas inspirações encontram novas leituras no ministério do papa Francisco, promovendo novas interpelações à Igreja com relação aos pobres.

Na noite do dia 09, o ISTA recebeu os convidados das três Instituições para a conferência do Prof. Doutor Francisco de Aquino Júnior, cujo tema trabalhado, “Perspectivas em tempos do magistério e da reforma eclesial do papa Francisco” provocou os presentes. Além desta conferência, também ocorreram as conferências do Prof. Doutor José Oscar Beozzo, “Um olhar histórico sobre Medellín”, no dia 07, e do Prof. Doutor Carlos Schikendantz, “Medellín – eixos teológicos e pastorais”, no dia 08.