APRESENTAÇÃO

O Instituto Santo Tomás de Aquino, a Faculdade de Filosofia e Teologia dos Religiosos, está há mais de 30 anos atuando na formação integral da pessoa humana, de modo especial dos religiosos(as) da Vida Religiosa Consagrada.

A formação bíblico-teológica é condição indispensável para a missão evangelizadora, bem como a compreensão do processo humano formativo do vocacionado(a) à vida Religiosa Consagrada, da Teologia Espiritual e dos elementos constitutivos da consagração.
Acreditando na tarefa de todo batizado/a, a de comunicar a alegria do Evangelho a todas as pessoas, pensando na urgência de nos qualificarmos melhor como discípulos(as) missionários(as) de Jesus Cristo, o Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA, com o apoio da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB Minas, oferece o curso de Atualização em Teologia, Bíblia e Vida Religiosa, com o intuito de contribuir com a formação daqueles(as) que estão iniciando o processo formativo, e também como atualização daqueles que querem se qualificar melhor para a vida e a missão.

OBJETIVOS:

· Oferecer uma visão geral da identidade da Vida Religiosa Consagrada a partir da perspectiva histórica, cristológica, eclesiológica, pneumatológica, antropológica e escatológica.
· Definir a espiritualidade a partir do conceito de experiência, levando em conta sua atual revalorização no contexto da pós-modernidade, procurando oferecer uma reflexão teológica sobre alguns temas específicos da espiritualidade, na perspectiva do viver em Cristo e da sua fundamentação antropológica, tendo em vista a situação atual dos candidatos e candidatas à Vida Religiosa Consagrada.
· Compreender a experiência e os desafios da Vida Religiosa Consagrada à luz de abordagens psicológicas.
· Apresentar e discutir o objeto, os principais conceitos e especificidades da Teologia, as diferentes áreas de estudo, bem como as Teologias contextuais e os recentes enfoques teológicos.
· Situar as Sagradas Escrituras no seu processo formativo e constitutivo como Palavra de Deus para judeus e cristãos, possibilitando a compreensão do texto bíblico a partir de várias perspectivas: seleção, interpretação, contexto e arqueologia.

DISCIPLINAS:
Teologia Fundamental – 72 horas
Introdução às Sagradas Escrituras – 72 horas
Teologia Espiritual e da Vida Religiosa Consagrada – 36 horas
Psicologia da Vida Religiosa – 36 horas
Carga Horária Total: 216 horas

INVESTIMENTO: Taxa de inscrição: R$ 110,00 e 8 parcelas de R$ 288,80
VAGAS: 10
PRÉ-REQUISITO: Ensino Médio Completo.

Folder Biblia e Teologia