Apresentação

O Curso de Filosofia do ISTA foi concebido para dar uma resposta à necessidade básica de uma clientela grandemente significativa que está buscando a compreensão da mundividência em que se situa e que está voltada para a área de formação de opinião, de acompanhamento e formação de comunidades e também para o magistério no ensino básico. Para atender a esta demanda, o Curso está propondo a Licenciatura em Filosofia.O curso se concentra no conhecimento da História da Filosofia, no estudo da análise de temas específicos, na integração da reflexão filosófica com as Ciências Humanas e Sociais, na postura científica que perpassa as disciplinas, na atitude crítico-reflexiva que orienta a busca do conhecimento.Nessa busca, o curso vê no professor o mediador do processo, com sua capacidade de procurar facilitar e dar condições para que a atividade construtiva aconteça, promovendo o contato direto com as fontes originais, desenvolvendo a compreensão lógica e hermenêutica através de muita leitura e discussões em grupo, de forma que o graduando “apreenda” a arte da argumentação do ponto de vista, da clarificação conceptual e da articulação do discurso.

Para que tudo possa acontecer, o curso oferece os elementos necessários, como textos dos grandes filósofos, bibliografia válida e utilizável, recursos didáticos, audiovisuais e informáticos.

Objetivos

  • Desenvolver uma consciência crítica sobre conhecimento, razão e realidade sócio-histórica-política;
  • Desenvolver a capacidade de formular e propor soluções a problemas, de um modo específico filosófico;
  • Desenvolver a capacidade de análise, interpretação e comentário de textos teóricos, dentro dos rigorosos procedimentos de técnica hermenêutica;
  • Favorecer a compreensão da importância das questões acerca do sentido da significatividade da própria existência e das produções culturais;
  • Promover a integração necessária entre a filosofia e a produção científica, artística, bem como o agir pessoal e político;
  • Relacionar o exercício da crítica com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos que forma licenciados para lecionar e bacharéis para atividades acadêmicas.

Perfil do profissional a ser formado

O graduado em Filosofia adquire uma sólida formação de História da Filosofia, que o capacita para a compreensão e a transmissão dos principais temas, problemas, sistemas filosóficos, assim como para a análise e reflexão crítica da realidade social em que se insere.

O licenciado se orienta sobretudo para o ensino de Filosofia na Educação Básica. Deverá estar habilitado para enfrentar com sucesso os desafios e as dificuldades inerentes à tarefa de despertar os jovens para a reflexão filosófica, bem como transmitir aos alunos (do Ensino Médio) o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente.

Os egressos podem contribuir profissionalmente também em outras áreas, no debate interdisciplinar, nas assessorias culturais, etc.

Modalidade: Licenciatura
Turno: Matutino
Duração: 3 Anos
Reconhecido pelo MEC em: 12/07/2006
Coordenador: Prof. Dr. José Carlos Aguiar de Souza