APRESENTAÇÃO

O Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA) oferece o curso de bacharelado em Teologia, aberto aos que desejarem aprofundar o conhecimento da fé cristã a partir da tradição judaico-cristã, por meio da reflexão sistemática atual de temas concernentes à compreensão do mundo, da história e da pessoa. O curso terá 6 semestres para o bacharelado civil pelo MEC, mais 1 semestre para os candidatos ao ministério presbiteral, conforme as exigências da legislação canônica, e com reconhecimento pelo MEC como pós-graduação em Teologia, bem como um semestre de pós-graduação Lato Sensu em Ciências da Religião.

Dessa forma, ao concluir os 4 anos do curso de Teologia, o formando fará jus às seguintes titulações:

Bacharelado em Teologia reconhecido pelo MEC (três anos);
Bacharelado em Teologia reconhecido pela Universidade Pontifícia Salesiana – UPS de Roma (quatro anos – formação presbiteral);
Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências da Religião reconhecido pelo MEC;
Pós-Graduação Lato Sensu em Teologia reconhecido pelo MEC.

OBJETIVOS
Oferecer conhecimento das Sagradas Escrituras judaico-cristã no que diz respeito às pesquisas exegéticas atuais; Proporcionar conhecimento crítico das principais declarações dogmáticas cristãs; Desenvolver a capacidade de reflexão acerca das declarações dogmáticas; Promover uma visão ética em relação aos problemas de fronteira, sobretudo os que envolvem a vida humana; Criar abertura para o diálogo e uso efetivo de outras ciências, particularmente as humanas, na construção do saber teológico, bem como com outras tradições religiosas e campos epistemológicos.

PÚBLICO-ALVO

Religiosos (as), leigos(as) e candidatos ao ministério presbiteral.

INSCRIÇÕES PARA O EXAME DE SELEÇÃO

O Curso de Teologia oferece 50 (cinquenta) vagas no turno da manhã. O ingresso no curso se faz mediante processo seletivo ou aproveitamento de estudos, nos termos do disposto na legislação e conforme as normas e critérios regulamentados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.