Visita Orientada dos alunos do 6º. período de teologia do ISTA a Ouro Preto – 25/10/2019

 

Os alunos do 6º. período, que estão se preparando para a formatura no bacharelado de Teologia, fizeram uma visita orientada à cidade de Ouro Preto, acompanhados pelos professores Aurea Marin Burocchi e Paulo Sérgio Carrara. Dois pontos altos: a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, cujo pároco, Pe. Marcelo, deu informações preciosas sobre a arte barroca e a história cultural-religiosa da paróquia. Com muita gentileza, Pe. Marcelo explicou cada detalhe das obras de arte e dos objetos litúrgicos da Igreja do Pilar e respondeu às muitas perguntas dos estudantes.

Após essa visita, a turma se dirigiu para a feira de artesanato, onde os artesãos, além de venderem o resultado do seu delicado trabalho, também explicaram como os objetos eram feitos, para que serviam, as propriedades das pedras e, alguns, trabalharam diante dos olhares atentos dos interessados.

Seguiu-se o almoço fraterno e a partilha animada sobre assuntos diversos. Terminado o almoço, o grupo seguiu para o Museu da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), onde se pode observar além da beleza antiga do prédio em que se encontra as várias instalações sobre Mineralogia, desde o trabalho nas minas até as pedras lapidadas expostas provenientes do Brasil e do exterior. Pedras que contam a história da humanidade em seus vários períodos geológicos, ampliando os horizontes sobre o próprio conceito de história da humanidade, na qual o cristianismo surgiu mais recentemente.

O passeio serviu para fortalecer o diálogo da teologia com a história e a cultura e, ainda, para estreitar laços de fraternidade do grupo. Obrigado ao ISTA pela bela oportunidade oferecida aos formandos de teologia 2019!