APRESENTAÇÃO
O curso de Pós-Graduação – Especialização em Ensino de Filosofia e Sociologia, foi idealizado para atender aos desafios enfrentados pelos docentes que atuam com estas disciplinas, auxiliando-os no desenvolvimento de estratégias didático/pedagógicas, para o ensino desses conteúdos, na relação ensino/aprendizagem. Com isso constituído, os docentes terão melhores condições de desenvolverem nos estudantes, as habilidades necessárias para o pensamento conceitual e para a vivência consciente da cidadania.  Para isso, o curso pretende associar teoria e prática na construção, desenvolvimento e aplicação de atividades que se relacionem com o seu cotidiano em sala de aula. O docente terá a oportunidade de desenvolver novas abordagens a partir das temáticas apresentadas numa perspectiva histórico/temática – sócio interacionista – o que garantirá a ampliação de seus conhecimentos filosóficos e sociológicos, apreendidos e a maneira a ser desenvolvidos com os adolescentes que compõem o viés norteador de sua práxis.

OBJETIVOS
Conhecer conceitos oriundos da Filosofia e Sociologia necessários ao exercício da docência destes conteúdos, que permita aos adolescentes o entendimento e aplicação para o melhor exercício e vivência da cidadania. Assim, também desenvolver novas estratégias, abordagens e subsídios que auxiliem os professores que atuam com adolescentes, propiciando as condições necessárias para a educação filosófica e sociológica. Analisar de forma crítica conteúdos e teorias, próprias da Filosofia e da Sociologia, trabalhados no Ensino Médio, objetivando minimizar a dimensão essencialmente instrumental e pragmática que tem predominado nessa etapa da Educação Básica desenvolvendo assim, saberes docentes importantes à realização de trabalhos e pesquisas científicas em ambas as áreas do conhecimento.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais graduados ou licenciados em Filosofia e Sociologia, que atuam ou que pretendam atuar nessas áreas, além de pesquisadores das demais áreas relacionadas às Ciências Sociais e Ciências Humanas, interessados em acrescentar importantes conhecimentos provenientes da Filosofia e da Sociologia a sua formação intelectual.

PRÉ-REQUISITOS
Ser graduado na área de Ciências Humanas e Sociais ou outras áreas do conhecimento.

CARGA HORÁRIA

Total de 360, mais as orientações para leitura, trabalhos, seminários e orientação para realização do TCC

Inscrição de R$ 110,00 e 12 parcelas de R$ 490,00

50 vagas.

Observação

O aluno poderá se matricular em um módulo de turma em andamento. No entanto a conclusão de sua pós-graduação estará condicionada à abertura de nova turma.

Mais Informações:

Folder Ensino de Filosofia