Evento do dia 18 de março vai presentear as mulheres em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e ajudar mulheres gestantes em privação da liberdade. Uma parceria do ISTA, do DA Oscar Romero, da Pastoral Carcerária, do Grupo Existências Aprisionadas e do programa Viva sua real beleza.

No dia 18 de março, das 19h30 às 21h, o auditório do Instituto Santo Tomás de Aquino ficará bem diferente do convencional. A fotógrafa de mulheres e idealizadora do programa Viva sua real beleza, professora Ivna Sá, fará uma palestra com o tema “Por que se aprisionar se você pode voar?”  A palestra é direcionada às mulheres, mas “homens que desejam entender e compreender a alma feminina” também podem participar, como definiu a palestrante.

Ivna Sá é professora no ISTA e fotógrafa de mulheres há 13 anos. Conhecida como a fotógrafa de todas as belezas, ela reúne em seu currículo muitas histórias inspiradoras e de tirar o fôlego. Já fotografou mulheres com deficiência visual, com doenças degenerativas, cadeirantes, com cicatrizes em todo o corpo, dentre outras realidades. É idealizadora do programa Viva sua real beleza (@vivasuarealbeleza) que busca resgatar a beleza original da mulher. “Minha missão é descontruir os padrões estéticos e de performance que têm destruído tantas mulheres. Cada uma de nós tem a sua beleza real e única. Nessa palestra, eu apresento as gaiolas que tanto têm aprisionado a mulher contemporânea e conto histórias de mulheres que deram conta de alçar o voo da vida mesmo com todas as adversidades”, explicou Ivna. A professora é formada em Jornalismo e mestre em Mídia e Educação, casada e tem três filhos. Escreveu dois livros: “Dai-lhes vós mesmos de comer” na sua terceira edição e “A vida que pulsa em nós”, em parceria com a psicóloga Raquel Araújo.

O evento é um presente em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e também deseja apresentar a realidade de tantas mulheres que foram aprisionadas no sentido literal da palavra. Por isso, cada participante do evento será motivada a levar algum item de higiene pessoal como pasta e escova de dente, sabonete ou ainda fraldas plásticas de qualquer tamanho para bebês. Os itens recolhidos serão doados ao Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, com sede em Vespasiano: lugar onde ficam as mulheres gestantes em cumprimento de pena e seus bebês até completarem 1 ano de idade. O local acolhe todas as mulheres nesta condição do estado de Minas. Por isso, o evento do dia 18 de março é uma parceria do ISTA, do DA Oscar Romero, da Pastoral Carcerária, do Grupo Existências Aprisionadas e do programa Viva sua real beleza.

Além da palestra, as mulheres poderão ainda se emocionar com a voz e o violão da musicista Pollyanna Lara que voluntariamente acolheu o convite para tocar e cantar no evento. Ivna Sá também exporá os retratos que compõem a exposição fotográfica “La beauté de la diversité” e levará alguns brindes para sorteio. Afinal, qual mulher não ama ganhar presentes?

Portanto, mãos à obra. Convide as mulheres que você conhece, de qualquer idade ou estilo. Vamos encher o auditório do ISTA de mulheres livres, leves e conscientes de sua real beleza. Vamos ainda ajudar àquelas que não podem dizer que são livres, leves e conscientes de sua beleza. Mesmo na prisão, nada nem ninguém pode lhes tirar a dignidade de serem imagem e semelhança de Deus.

 

Ivna Sá

  • Fotógrafa de mulheres e famílias, jornalista, professora e palestrante
    Autora do livro “A vida que pulsa em nós”
    Autora do livro “Dai-lhes vós mesmos de comer”
    Idealizadora do programa Viva Sua Real Beleza