Nos dias 2 e 3 de maio de 2019, o Instituto Santo Tomás de Aquino realizará a II Jornada Social com o tema “Presença cristã na mídia social.” O objetivo é refletir sobre a linguagem cristã na web e debater formas de se comunicar e fazer pastoral na rede. Para ajudar nas reflexões, o Instituto receberá o teólogo, conferencista e escritor Ed René Kivitz, autor dos livros “Vivendo com propósitos”, “Outra Espiritualidade”, “O livro mais mal humorado da Bíblia”, “Talmidim (diário)”, “Talmidim (semanal)” e “Sobre/Viver: 365 fragmentos de sabedoria dos Provérbios”. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, Ed René é o idealizador do Fórum Cristão de Profissionais e atua, desde 1989, como pastor presidente da Igreja Batista de Água Branca, em São Paulo.

O evento é dividido em dois momentos. Na quinta-feira, dia 2/5, às 19h30, o convidado fará uma conferência com o tema “Cristãos na rede: reflexões acerca da linguagem em tempos de hiperconectividade”. O objetivo deste primeiro momento é colocar luz nas questões que envolvem os cristãos na rede social. Onde começa e termina o direito de manifestar a opinião, acima de tudo e de todos? Como lidar com os discursos de ódio e intolerância por parte de inúmeras denominações religiosas cristãs? A disseminação de fakenews e as imagens construídas por meio das mídias: a sociedade adoeceu? Existe um código de conduta que deveria iluminar o uso da rede social, sobretudo por parte dos que se intitulam e se consideram cristãos? Questões como essas serão tratadas na conferência do dia 2.

E na sexta-feira, dia 3/5, das 7h às 11h, Ed René participará de uma mesa redonda com o tema “Comunicação e Pastoral em tempos de redes sociais”, ocasião em que apresentará o trabalho pastoral e de comunicação da Igreja Batista de Água Branca (IBAB). Sem rádio, sem TV, sem outras células da Igreja espalhadas pelo Brasil, a IBAB desenvolve um trabalho primoroso de comunicação por meio das mídias sociais, com destaque para o seu canal no YouTube.

Para compor a mesa, apresentada pela professora Ivna Sá, o ISTA receberá também o professor de Filosofia do ISTA, Paulo Sérgio, e o padre Geraldo Gabriel da Diocese de Divinópolis/MG.
Durante a II Jornada Social, os participantes poderão ainda ver o trabalho acadêmico de Pastoral e Comunicação dos alunos do 5º período de Teologia, orientados pela professora Ivna Sá. Em 14 painéis, será apresentado um “raio x” da presença cristã na rede, com a análise de 14 igrejas, comunidades ou figuras públicas sugeridas pela professora e pelos alunos. Dentre os trabalhos, estão:

PAPA FRANCISCO OFICIAL
CNBB: JOVENS CONECTADOS & PASTORAIS SOCIAIS
SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA
COMUNIDADE CANÇÃO NOVA
COMUNIDADE COLO DE DEUS
PADRES CATÓLICOS: MARCELO ROSSI, FÁBIO DE MELO, REGINALDO MANZZOTTI E CHRYSTIAN SHANKAR
PADRE PAULO RICARDO
IGREJA BATISTA DA LAGOINHA
IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS
IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS
IGREJA BOLA DE NEVE
SILAS MALAFAIA
PASTOR CLÁUDIO DUARTE
IGREJA BATISTA DE ÁGUA BRANCA & ED RENÉ KIVITZ

O evento conta com o apoio do Diretório Acadêmico Dom Oscar Romero, do Front Hotéis, do Empório Santa Isabel, da Casa do Frade e do IV BURN Experience. Na noite da quinta, dia 2, serão sorteados dois ingressos para o festival gastronômico que ganhou o coração dos mineiros.

A entrada é franca, mas precisa se inscrever no site do Sympla porque as vagas são limitadas. A inscrição dá o direito de participar na quinta e na sexta, ou em apenas 1 dia. Pedimos a gentileza de levar um item de higiene pessoal (escova de dente, pasta de dente, sabonete, absorvente ou fralda plástica). Os itens recolhidos serão encaminhados ao Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade por meio da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Quando tiver as informações do Paulo, peço que complete e coloque no site do ISTA

Ivna Sá tem mestrado em Mídia e Educação pela PUC-Minas (2005). É graduada em jornalismo, especializada em marketing  e também em Comunicação Pastoral pela Unisinos/CELAM. Atua como fotógrafa de mulheres e famílias, é palestrante e idealizadora do programa “Viva sua real beleza”. Escreveu os livros “A vida que pulsa em nós” e “Dai-lhes vós mesmos de comer”. No ISTA, leciona a disciplina de Pastoral e Comunicação no curso de Teologia.

Padre Geraldo Gabriel de Bessa tem mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2005). Atualmente é sócio fundador da Fundação Padre Libério, sacerdote da Diocese de Divinópolis, diretor das Emissoras Santa Cruz Rádio e TV LTDA e professor da Faculdade de Pará de Minas. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Cultura Religiosa, atuando principalmente nos temas de Cultura Religiosa, Identidade Cultural, Religiões Afro-Brasileiras e Fundamentos Cristãos.