Normas para Publicação

1 Textos inéditos

    A revista Horizonte Teológico (HT) recebe contribuições para suas seções de artigos, comunicações e recensões. Os textos devem ser inéditos e serão submetidos à avaliação do Conselho Editorial.

2 Submissão dos textos

    Os textos devem ser enviados ao Conselho Editorial pelo e-mail horizonte.teologico@ista.edu.br.

3 Apresentação dos originais

a) Os textos devem ser digitados em papel formato A-4; fonte tamanho 12 para texto e tamanho 10 para citações longas e notas de rodapé; tipo de letra Times New Roman.

b) Margem superior e esquerda 3 cm e margem inferior e direita 2 cm.

c) Usar espaçamento 1,5 cm no corpo do texto e 1 cm para citações longas, notas de rodapé e referências; alinhamento justificado.

d) Para citações longas (mais de três linhas), adentrar 4 cm e citações com menos de três linhas; usar aspas no próprio corpo do texto.

e) Apresentar o texto na seguinte sequência: título do artigo, nome dos autor(es), resumo, palavras-chave, resumo em língua estrangeira,  keywords, corpo do texto, referências e anexos.

f) Digitar o título do artigo centralizado na primeira linha da primeira página com fonte 12, tipo de letra Times, em negrito, todas as letras maiúsculas.

g) Digitar os títulos das seções de acordo com a NBR 6024:2012 da ABNT. Com fonte 12, tipo de letra Times. Os títulos de seções são numerados com algarismos arábicos (por exemplo: 1 INTRODUÇÃO, 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, 3 CONCLUSÃO. As letras de cada seção devem ser grafadas com caracteres maiúsculos e em negrito.h) Artigos e comunicações devem ter entre 4 mil e 8 mil palavras, incluindo os anexos; recensões, entre 1 mil e 2 mil palavras.

i) As referências devem ser indexadas pelo sistema (autor, data, página) no corpo do texto e NÃO em nota de rodapé. Para citar, resumir ou parafrasear um trecho da página 36 de um texto de 2005 de Francisco Taborda, a indexação completa deve ser (TABORDA, 2005, p. 36). Quando o sobrenome vier fora do parênteses deve-se utilizar apenas a primeira letra em maiúscula.

j) Citações no meio do texto sempre devem vir entre aspas e nunca em itálico. Use o itálico para indicar ênfase ou grafar termos estrangeiros.

k) As referências devem ser precedidas da expressão REFERÊNCIAS, com letras maiúsculas, em negrito e centralizado na página. Estas devem ser apresentadas em uma única ordem alfabética, alinhadas somente à esquerda, em espaço simples, e espaço duplo entre elas.

l) As referências devem seguir a NBR 6023:2002 da ABNT: os autores devem ser citados em ordem alfabética, sem numeração, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo e sem adentramento; o principal sobrenome do autor em maiúsculas, seguido de vírgula e demais nomes do autor (por exemplo: MATOS, Henrique Cristiano José. Liturgia das horas e vida consagrada. 4. ed. Belo Horizonte: O Lutador, 2005).

m) Se houver outros autores devem ser separados uns dos outros por ponto e vírgula.

n)  Os elementos essenciais de uma referência são: Autor(es). Título. Edição. Local. Editora e data de publicação.  Para artigos são: Autor(es). Título do artigo. Título da publicação, local de publicação, volume/ano, número, páginas, mês e ano.

4 Dados dos autores

Os autores deverão informar seus dados pessoais: nome completo; função, instituição a qual pertencem; endereço de contato e endereço eletrônico.

5 Exemplares dos autores

Os autores de artigos e comunicações publicados receberão três exemplares da revista ; de recensões, dois exemplares.