Frei Jacir de Freitas REITOR

PALAVRA DO REITOR

O Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA) é uma instituição que atua na formação acadêmica, com ênfase no desenvolvimento da pessoa humana, há mais de três décadas. Somos a Faculdade dos Religiosos de Filosofia e Teologia que, desde seu nascimento, tem procurado cumprir a missão de contribuir para a formação integral e permanente de religiosos, religiosas, leigos e leigas, por meio de um processo pedagógico criativo, atento e em sintonia com a realidade eclesial, em diálogo com a pastoral e o mundo contemporâneo, em vista de uma sociedade inclusiva e sustentável, à luz da fé cristã.

O ISTA nasceu no dia 19 de outubro de 1987 como Centro de Estudos de Filosofia e Teologia dos Religiosos para ser expressão de uma Igreja comprometida, unindo vários carismas de congregações religiosas. A assembleia de fundação, ocorrida em Belo Horizonte, no salão paroquial da Igreja São José, foi uma iniciativa de religiosos, do regional Leste II da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), dispostos a desenvolver uma identidade própria no itinerário formativo dos(as) candidatos(as) à Vida Religiosa Consagrada.

Doze congregações assumiram a gestão do Instituto, ficando sob a responsabilidade dos Salesianos as providências legais diante das instâncias civis. Ao longo dos anos, outras tantas dezenas de congregações enviaram e continuam enviando seus(suas) alunos(as) para o ISTA, bem como tantas dioceses e leigos foram fazendo parte dessa história. Atualmente, a mantenedora é a Associação Santo Tomás de Aquino, ASTA, entidade fundada por dez das congregações fundadoras.

Hoje, o ISTA é referência nacional e internacional na formação acadêmica de religiosos (as), leigos (as) e presbíteros, por meio dos cursos de Graduação em Teologia e Filosofia; do Programa especial de formação pedagógica de Docentes (R2) em Filosofia; dos vários cursos pós-graduação, como: Gestão Eclesial, Bíblia, Ciências da Religião, Formadores e Formadoras para a Vida Religiosa, Formadores de Presbíteros Diocesanos, Direito Matrimonial Canônico, Aconselhamento Pastoral e Orientação Espiritual, Missiologia etc.

Além da sua filiação à Universidade Pontifícia Salesiana de Roma para conferir o título canônico em Teologia, o ISTA também mantém parcerias interinstitucionais com várias dioceses e instituições.

Somos sabedores dos grandes desafios que estamos passando no nosso país e na Igreja. Necessitamos de uma boa capacitação acadêmica para enfrentá-los com fé e esperança de que outro mundo será possível com a nossa atuação evangelizadora. Venha fazer parte dessa história de saberes, convivência e comprometimento com a transformação social a partir de uma fé libertadora, com ênfase no desenvolvimento da pessoa humana a partir de uma sólida formação filosófica e teológica possibilitando a capacitação científica para o serviço à Igreja e à sociedade.

Frei Jacir de Freitas Faria, OFM

Reitor