Frei Jacir de Freitas REITOR

“Há 30 anos atuando na formação acadêmica com ênfase no desenvolvimento da pessoa humana!”

No dia 19 de outubro de 1987 foi criado o Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA –, como Centro de Estudos de Filosofia e Teologia dos Religiosos. A assembleia de fundação, ocorrida em Belo Horizonte, no salão paroquial da Igreja de São José, foi uma iniciativa de religiosos do regional Leste II da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) dispostos a desenvolver uma identidade própria no itinerário formativo dos candidatos (as) à Vida Religiosa Consagrada.

Doze congregações assumiram a gestão do Instituto, ficando sob a responsabilidade dos Salesianos as providências legais diante das instâncias civis. Ao longo dos anos, outras tantas dezenas de congregações enviaram e continuam enviando seus(suas) alunos(as) para o ISTA, bem como tantas dioceses e leigos foram fazendo parte dessa história que visa à formação acadêmica sólida em vista do desenvolvimento da pessoa humana. Por muitos anos, os salesianos, a partir da Inspetoria São João Bosco, foram a entidade mantenedora. Atualmente, a mantenedora é a Associação Santo Tomás de Aquino, ASTA, entidade fundada por dez das congregações fundadoras.

Hoje, o ISTA é referência nacional na formação acadêmica de religiosos (as), leigos (as) e presbíteros nos seus cursos de graduação em Teologia, Filosofia; pós-graduação em Ciências da Religião, Formação de Formadores(as) para a Vida Religiosa, Formação de Formadores de Presbíteros Diocesanos, Direito Matrimonial Canônico, Aconselhamento Pastoral e Orientação Espiritual, Missiologia, Ensino de Filosofia e Sociologia e o Programa especial pedagógico de docentes em Filosofia. Ademais, o ISTA oferece vários cursos a distância (EAD) nas parcerias institucionais com as dioceses de Cachoeiro do Itapemirim (ES), Teófilo Otoni (MG), Montes Claros (MG) e Itabira (MG). Inúmeras outras parcerias se destacam no campo da Extensão Universitária com entidades afins, como: CRB, CNBB Nacional e Leste II, Paulinas; Centro Franciscano de Formação e Cultura (Divinópolis); Centro Franciscano de Defesa de Direitos CEFAD; Colégio Santo Antônio; Maristas (Brasília e BH); Curso Básico de Teologia (Betim); Escola Catequética Irmão Lourenço; Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correa; Paróquia São Francisco das Chagas; Paróquia São Joaquim de Bicas; Paróquia São José Operário (Contagem); Paróquia Santo Antônio (Igarapé); Unidade de Acolhimento Vovô Domingos (São Joaquim de Bicas); Associação Franciscana de Educação e Assistência Social; Pastoral da Juventude da Arquidiocese de BH, entre outras.

Nestes 30 anos, temos muito que celebrar e agradecer ao Deus da vida que nos proporcionou tantas realizações no campo da formação acadêmica e humana. Somos eternamente agradecidos aos idealizadores da primeira hora, às direções anteriores, ao corpo docente, discente e funcionários. Todos eles empenhados na formação acadêmica com ênfase no desenvolvimento da pessoa humana até os dias de hoje, não mais como centro de estudos, mas como Faculdade dos Religiosos(as) de Filosofia e Teologia.

Frei Jacir de Freitas Faria, OFM