Frei Jacir de Freitas REITOR

PALAVRA DO REITOR

O ano de 2018 nos traz à memória o desafio lançado pela Igreja na América Latina há 50 anos, na cidade de Medellín, Colômbia, onde estiveram em conferência o Episcopado Latino-americano. O Concílio Vaticano II exigia mudanças nos rumos da Igreja. O diálogo com a sociedade era o desafio primordial. Nascia um novo tempo, um novo modo de evangelização dos povos. Muitos teólogos, pensadores, bispos, leigos ajudaram a Igreja latino-americana e universal a sair da sua condição triunfalista para um comprometimento com as transformações sociais, inspirada na ação do Espírito Santo e no ardor evangélico.

Dezenove anos pós-Medellín, no dia 19 de outubro de 1987, nascia o Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA –, como Centro de Estudos de Filosofia e Teologia dos Religiosos, e expressão de uma Igreja comprometida, tendo como elo de união os vários carismas das congregações religiosas. A assembleia de fundação, ocorrida em Belo Horizonte, no salão paroquial da Igreja São José, foi uma iniciativa de religiosos, do regional Leste II da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), dispostos a desenvolver uma identidade própria no itinerário formativo dos(as) candidatos(as) à Vida Religiosa Consagrada.

Doze congregações assumiram a gestão do Instituto, ficando sob a responsabilidade dos Salesianos as providências legais diante das instâncias civis. Ao longo dos anos, outras tantas dezenas de congregações enviaram e continuam enviando seus(suas) alunos(as) para o ISTA, bem como tantas dioceses e leigos foram fazendo parte dessa história, que visa à formação acadêmica sólida, em vista do desenvolvimento da pessoa humana. Por muitos anos, os Salesianos, a partir da Inspetoria São João Bosco, foram a entidade mantenedora. Atualmente, a mantenedora é a Associação Santo Tomás de Aquino, ASTA, entidade fundada por dez das congregações fundadoras.

Hoje, o ISTA é referência nacional na formação acadêmica de religiosos (as), leigos (as) e presbíteros, por meio dos cursos de Graduação em Teologia e Filosofia; do Programa especial de formação pedagógica de Docentes (R2) em Filosofia; dos cursos de Pós-graduação em Ciências da Religião, Formadores e Formadoras para a Vida Religiosa, Formadores de Presbíteros Diocesanos, Direito Matrimonial Canônico, Aconselhamento Pastoral e Orientação Espiritual, Missiologia, Orientação e Prática de Direção Espiritual. Estão previsto a abertura de novos cursos de pós-graduação para 2019.

Além da sua filiação à Universidade Pontifícia Salesiana de Roma para conferir o título canônico em Teologia, o ISTA também possui parceria interinstitucional com as dioceses de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Teófilo Otoni (MG) e Montes Claros (MG). Inúmeras outras parcerias se destacam no campo da Extensão com entidades afins, tais como: CRB; CNBB Nacional e Leste II; Paulinas; Centro Franciscano de Formação e Cultura (Divinópolis-MG); Centro Franciscano de Defesa de Direitos CEFAD; Colégio Santo Antônio; Maristas (Brasília e BH); Curso Básico de Teologia (Betim-MG); Escola Catequética Irmão Lourenço; Paróquia São Francisco das Chagas; Paróquia São Joaquim de Bicas; Paróquia São José Operário (Contagem-MG); Paróquia Santo Antônio (Igarapé-MG); Unidade de Acolhimento Vovô Domingos (São Joaquim de Bicas-MG); Associação Franciscana de Educação e Assistência Social; Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Belo Horizonte; Centro de Ecumênico de Estudos da Bíblia (CEBI); entre outras.

Acolho com alegria os calouros e os veteranos para mais um ano de dedicação aos estudos, tendo em vista uma formação humana sólida, na herança dos valores eclesiais provenientes do Vaticano II e confirmados em Medellín. De modo especial, acolho as congregações que optaram trazer seus alunos para o ISTA em 2018. Reafirmamos o nosso compromisso com um ensino de qualidade e comprometido com os valores evangélicos, conforme reza o nosso lema: “Há mais de 30 anos atuando na formação acadêmica com ênfase no desenvolvimento da pessoa humana!”.

Frei Jacir de Freitas Faria, OFM

Reitor