Nos dias 2 e 3 de maio de 2019, o Instituto Santo Tomás de Aquino realizou a II Jornada Social com o tema “Presença cristã na mídia social.” Para ajudar nas reflexões, o Instituto recebeu o teólogo, conferencista e escritor Ed René Kivitz que teve duas participações: uma palestra na quinta-feira à noite com grande participação da comunidade acadêmica e do público externo e outra palestra na sexta-feira pela manhã. No dia 2, René tratou do tema “Cristãos na rede: reflexões acerca da linguagem em tempos de hiperconectividade”. Ele destacou aspectos importantes como a compreensão de alguns conceitos. “Penso que o primeiro passo é compreender que o oposto de virtual não é o real. O oposto de virtual é o presencial”. A partir desse pressuposto René contou um pouco de como se deu sua presença na mídia social, por meio da condução da Igreja Batista de Água Branca, onde é pastor presidente há 30 anos.

Para a professora Ivna Sá, que ministra a disciplina Pastoral e Comunicação para os alunos do 5º período de Teologia e que idealizou a temática da Jornada para este ano, o objetivo do evento foi discutir sobre a linguagem cristã na web e debater formas de se comunicar e fazer pastoral na rede. Ivna também coordenou os 14 trabalhos que foram expostos no hall de entrada do auditório, feito por seus alunos. “Tentamos fazer um mapeamento qualitativo e quantitativo da presença cristã na rede, analisando 14 realidades que incluíam igrejas evangélicas, comunidades católicas e figuras públicas como Papa Francisco e Pastor Silas Malafaia”, declarou.

Já na sexta-feira, dia 3 de maio, Ed René participou de uma mesa redonda com o tema “Comunicação e Pastoral em tempos de redes sociais”, ocasião em que apresentou o trabalho pastoral e de comunicação da Igreja Batista de Água Branca (IBAB). Sem rádio, sem TV, sem outras células da Igreja espalhadas pelo Brasil, a IBAB desenvolve um trabalho primoroso de comunicação por meio das mídias sociais, com destaque para o seu canal no YouTube. René falou também sobre as 10 mudanças ocorridas a partir das mídias sociais, desafios e princípios básicos para utilização das redes.

Para compor a mesa, apresentada pela professora Ivna Sá, o ISTA recebe também o professor de Filosofia do ISTA, Paulo Sérgio, e o padre Geraldo Gabriel da Diocese de Divinópolis/MG que também desenvolve um trabalho com o YouTube depois de 25 anos de experiência com o rádio. Para o reitor do ISTA, Frei Jacir de Freitas, um dos aspectos que lhe chamou atenção foi o fato de a Jornada, que neste ano foi ecumênica, trazer também a mística para as temáticas que foram refletidas. “Sem dúvida, precisamos avançar muito neste campo da comunicação, enquanto Instituto, congregações religiosas e Igreja”.

O evento conto com o apoio do Diretório Acadêmico Dom Oscar Romero, do Front Hotéis, do Empório Santa Isabel, da Casa do Frade e do IV BURN Experience. Foram recolhidos itens de higiene pessoal (escova de dente, pasta de dente, sabonete, absorvente ou fralda plástica). Os itens recolhidos foram encaminhados ao Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade por meio da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Sobre Ed René Kivitz

É autor dos livros “Vivendo com propósitos”, “Outra Espiritualidade”, “O livro mais mal humorado da Bíblia”, “Talmidim (diário)”, “Talmidim (semanal)” e “Sobre/Viver: 365 fragmentos de sabedoria dos Provérbios”. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, Ed René é o idealizador do Fórum Cristão de Profissionais e atua, desde 1989, como pastor presidente da Igreja Batista de Água Branca, em São Paulo.

As 14 realidades que foram analisadas pelo 5º período de Teologia

• PAPA FRANCISCO OFICIAL
  • CNBB: JOVENS CONECTADOS & PASTORAIS SOCIAIS
  • SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA