COMUNICADO

 Medidas acadêmicas em face da pandemia de coronavírus

 Em virtude das implicações da pandemia do COVID-19 para a sociedade como um todo e para a comunidade acadêmica em particular, assim como seguindo as orientações de prevenção preconizadas pelas autoridades competentes, a diretoria do ISTA, juntamente com os representantes dos Colegiados de ambos os cursos – Filosofia e Teologia – reunidos na manhã dessa segunda-feira, dia 16/03/20, resolveram por bem adotar as seguintes medidas para garantir a saúde e o bem-estar de todos:

  1. suspender temporariamente as aulas presenciais, do dia 17/03 ao dia 29/03, quando novamente serão avaliadas as novas medidas a serem tomadas;
  2. adotar, durante esse período, o modelo de Regime Letivo Remoto, por meio do qual os discentes serão orientados a distância pelos docentes sobre como proceder em relação às suas respectivas disciplinas, realizando em domicílio trabalhos e outras atividades acadêmicas, por meio do uso da plataforma Moodle e outros meios, em substituição às aulas presenciais;
  3. orientar os docentes quanto às bases e o modo como o Regime Letivo Remoto funcionará;
  4. manter, durante este período, um canal aberto de comunicação com os membros dos corpos discente e docente via e-mail, Whatsapp e outros, visando orientá-los quanto ao acompanhamento das atividades acadêmicas.

Esclarecemos que o correto cumprimento do calendário letivo e a manutenção do padrão de qualidade do ensino exigem seriedade e compromisso de docentes e discentes que devem estar alinhados quanto à natureza e quanto à qualidade das atividades propostas para substituir as aulas presenciais.

 Lembramos que estamos vivendo uma situação extraordinária, que exige de todos nós a tomada dos cuidados necessários para a proteção individual e coletiva e a observação dos protocolos de segurança propostos pelos profissionais da saúde. Assim sendo, o ISTA se soma ao esforço de todos os que trabalham para minimizar as consequências deletérias dessa doença enfatizando a importância da adoção das seguintes medidas preventivas:

  1. Higienizar as mãos com frequência com água, sabonete e/ou álcool gel;
  2. Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, preferencialmente, com o braço, higienizando-o;
  3. Evitar contatos pessoais desnecessários;
  4. Evitar o compartilhamento de copos, talheres, pratos e objetos de uso pessoal;
  5. Ao se hidratar, preferir a utilização de garrafas individuais, evitando o contato direto com os bebedouros;
  6. Utilizar lenços descartáveis;
  7. Procurar a unidade de saúde mais próximas em caso de febre associada aos sintomas respiratórios da virose.

Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos (as).

Atenciosamente,

REITOR