RESUMO

O trabalho aqui apresentado pretende discutir o ensino de Filosofia, na Educação de Jovens e Adultos  (EJA), no Brasil. Para tal, elaborou-se um breve histórico sobre como a disciplina foi  inserida e, muitas vezes retirada, dos currículos escolares, em diferentes momentos da história brasileira. A partir de uma análise detalhada dos documentos  que implantaram  esta modalidade no sistema educacional de Minas Gerais  e que orientaram as ações pedagógicas necessárias a sua efetiva manutenção nos currículos atuais,  fez-se necessário uma pesquisa de campo na Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho, para melhor entender tal modalidade e como se dá, na prática, a inserção da disciplina de Filosofia, na EJA.

Palavras-chave: História da Educação. Filosofia da Educação. Alfabetização de Adultos. EJA.

Monografia EJA (1,4 MB)

Clique acima para fazer o download da Monografia em formato pdf.