O Instituto Santo Tomás de Aquino tem a alegria de oferecer mais uma edição da revista Horizonte Teológico, a de número 30, justamente no momento que o ISTA inicia a celebração de seus trinta anos de fundação, ocorrida no dia 19 de outubro 1987.

Nela, você, caro leitor (a), terá a oportunidade de desfrutar a diversidade do pensar teológico, começando pelo  Prof. Amarildo J. de Melo, que  abre a revista, nos oferecendo a 2ª. parte de seu estudo sobre as Missões populares na Reforma católica em Minas Gerais. Destaca os sermões missionários de Dom Antônio Ferreira Viçoso, Bispo de Mariana de 1844 a 1875, no contexto histórico do período pós-tridentino, eivado de rigorismo moral e de uma pedagogia do medo escatológico.

No artigo seguinte, os professores André Luís P. MOUSINHO e Eder Vasconcelos nos apresentam um estudo sobre a ética comunitária segundo Henrique Dussel. Este nos propõe um ethos libertador como inspirador de uma ação sócio transformadora na sociedade.

Na continuidade, temos a contribuição de Antônia Cardoso Passos e Jacir Sílvio Sanson Junior. Eles se defrontam com um tema bíblico-sistemático sobre os Gestos na nova Economia do Agir Cristão a partir da Constituição Dei Verbum. Como parâmetro, eles nos propõem os gestos modelares de Jesus.

O tema seguinte, proposto por Dener Rodrigues de Souza e Fábio Soares do Nascimento, diz respeito à Pedagogia da Presença Marista e sua relevância atual. Tem como foco ressaltar, no processo pedagógico, a importância da presença qualificada do educador na educação.

Caso inédito para a nossa revista, recebemos uma contribuição em inglês e resolvemos publicá-la. Trata-se do artigo de Thiago Silva, no qual ele focaliza uma questão importante no pensamento de Agostinho de Hipona: Human Reason and Divine Illumination. The Knowledge of God in Agustine’ Confessions (Razão humana e Iluminação divina. O Conhecimento de Deus nas Confissões de Agostinho). Para Agostinho, a iluminação divina age na razão humana para que ela adquira o verdadeiro conhecimento de Deus.

Encerrando o número 30 da nossa Revista Horizonte Teológico, o prof. Paulo Sérgio Carrara faz a recensão da recém-publicada tese doutoral de Solange Maria do Carmo: A Catequese no Mundo atual. Crises, desafios e um novo paradigma para a cateques, pela Editora Paulus.

Desejamos a todos (as) uma profunda e profícua leitura dessas páginas de sabedoria.

Frei Jacir de Freitas Faria, OFM

Reitor