Monografia

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HANNAH ARENDT: A POLÍTICA E O DIREITO A TER DIREITOS

“Constituindo a mais alta atividade humana, a ação política é aquela que surge a partir da pluralidade existente entre os homens livres que convivem num espaço comum, dotando-os de igual direito de ação e de fala, comprometidas com a vida pública. Desta forma, a política promove o bem comum, e ao garantir, pela cidadania, o direito a ter direitos, assegura a liberdade singular de ser de cada novo nascimento aparecido no “palco da existência”.

A RELEVÂNCIA DO CONCEITO DE AMIZADE EM SANTO AGOSTINHO NA PÓS-MODERNIDADE A PARTIR DOS QUESTIONAMENTOS DE ZYGMUNT BAUMAM

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“Vivemos em um mundo líquido-moderno, em uma sociedade de consumo na qual tudo parece ser descartável, onde o novo já não é mais tão novo como antes parecia ser. Nele até os nossos relacionamentos são atingidos pelo fenômeno que Bauman define como sendo a fragilidade de nossos laços em sua obra que tem como eixo central o conceito de Liquidez.”

PELAS VEREDAS DA VONTADE SCHOPENHAUERIANA: como elemento essencial no mundo

“A Vontade, para Arthur Schopenhauer, se manifesta em todos os âmbitos, de modo que é o que há de mais essencial no mundo, o princípio fundamental da natureza, independente da representação, não se submetendo às leis da razão. A Vontade é, acima de tudo, uma Vontade de viver e de viver na máxima plenitude. Schopenhauer, filósofo polonês nascido no século XVIII e falecido no século XIX, é um dos grandes teóricos desta temática.”

AS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE NO BRASIL À LUZ DA ECLESIOLOGIA DO POVO DE DEUS

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Este trabalho apresenta um estudo sobre as Comunidades Eclesiais de Base no Brasil à luz da eclesiologia do Povo de Deus. Seu objetivo foi relacionar as Comunidades Eclesiais de Base com a categoria Povo de Deus. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, incluindo os Documentos do Concílio Vaticano II e das Conferências Episcopais Latino-americanas, de Medellín à Aparecida e, ainda, dos Sínodos de 1985 e 1987.

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DA APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA DE ALUNOS SURDOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL MAURÍCIO MURGEL: relato de caso

“O presente trabalho monográfico teve como objetivo realizar um diagnóstico situacional da aprendizagem de filosofia de alunos surdos do Ensino Médio da Escola Estadual Maurício Murgel, localizada em Belo Horizonte. Tratou-se de um estudo investigativo, onde se priorizou os alunos surdos incluídos em turmas regulares, em que a maioria dos discentes são ouvintes. “

O PODER DO LOGOS: uma leitura do elogia de Helena

“Esta monografia realizou uma análise do conceito de logos gorgiano tomando como ponto de referência a ênfase no poder da Retórica sustentada por Górgias de Leontini na obra “O Elogio de Helena”. Esse elogio traz sobre seu bojo o poder de convencer do discurso persuasivo, que se sustenta na possibilidade da “construção do mundo” que a palavra possui.”

A ARTE DE GOVERNAR EM MAQUIAVEL

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“O objetivo geral deste estudo é fazer uma análise acerca da arte de governar em Maquiavel. A metodologia utilizada foi a de revisão de literatura, onde buscou-se por meio de livros e artigos, de diversos autores, responder ao objetivo principal proposto neste estudo.”

O SER QUE CUIDA E É CUIDADO NA PERSPECTIVA DO DASEIN DE HEIDEGGER

“Visa-se no presente trabalho analisar o conceito de Cuidado numa perspectiva integral. Para tal, percorreu-se um caminho que perpassa a concepção heiddeggeriana do termo, abordando-se a experiência do ―Cuidado‖ (preocupação-com) enquanto expressão do modo de ser do homem em relação a outros semelhantes (um dos modos de ser do dasein).”