Sermons tagged with ‘alunos’

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Revista Horizonte Teológico nº25

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Editorial ESPAÇO ABERTO AO LIVRE PENSAR A difícil missão de manter uma instituição de ensino superior como espaço de liberdade para o aprendizado consciente, responsável e engajado nas lutas pela transformação das relações humanas, visando a uma sociedade mais justa e fraterna, à luz da Palavra de Deus, faz do ISTA um lugar necessário e…

Recordar para não vivenciar

No dia 31 de março foi celebrado os cinquenta anos do golpe militar ocorrido em 1964. Este dia ficará, ou deveria ficar, na memória dos brasileiros como o dia em que foi usurpada sua liberdade. O golpe fora planejado com grande antecedência, embora tenha sido realizado de forma desorganizada. Mas seu sucesso se dá por…

Revista Horizonte Teológico nº24

Editorial AS MULTIFORMAS DO SABER Multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdiciplinari-dade são quatro palavras relacionadas hoje ao mundo da educação que tornam o universo acadêmico bastante complexo e desafiador. Qualquer disciplina hoje exige a busca de várias interfaces para que possa contextualizar e operacionalizar o objeto em questão. Igual tarefa está a exigir das ciências estudadas…

HANNAH ARENDT: A POLÍTICA E O DIREITO A TER DIREITOS

“Constituindo a mais alta atividade humana, a ação política é aquela que surge a partir da pluralidade existente entre os homens livres que convivem num espaço comum, dotando-os de igual direito de ação e de fala, comprometidas com a vida pública. Desta forma, a política promove o bem comum, e ao garantir, pela cidadania, o direito a ter direitos, assegura a liberdade singular de ser de cada novo nascimento aparecido no “palco da existência”.

Catequese escolar Fase um: o tempo do catecismo

“A Igreja – portadora da verdade de Deus – se contentava em transmitir as verdades da fé professada. A catequese era uma aula, mas uma aula ao modo antigo, não como hoje quando se faz a construção do conhecimento a partir das condições próprias do aprendiz. A primeira fase da catequese escolar entendia o catequizando como uma espécie de “cabeça oca” que devia ser preenchida pelas verdades da fé que a Igreja lhe transmitia.”

Catequese permanente

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“Muita gente pode se perguntar o porquê dessa mudança. Será que a Igreja vinha fazendo catequese de forma errada e agora resolveu consertar? Certamente que não se trata disso. Não é uma questão de catequese certa ou errada, mas de modo mais ou menos apropriado de catequizar, que muda de acordo com o tempo. Quando éramos crianças, éramos batizados pequenininhos, logo nos primeiros meses de vida. Todo mundo sabia que devia batizar seus filhos na fé da Igreja Católica.”

A RELEVÂNCIA DO CONCEITO DE AMIZADE EM SANTO AGOSTINHO NA PÓS-MODERNIDADE A PARTIR DOS QUESTIONAMENTOS DE ZYGMUNT BAUMAM

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“Vivemos em um mundo líquido-moderno, em uma sociedade de consumo na qual tudo parece ser descartável, onde o novo já não é mais tão novo como antes parecia ser. Nele até os nossos relacionamentos são atingidos pelo fenômeno que Bauman define como sendo a fragilidade de nossos laços em sua obra que tem como eixo central o conceito de Liquidez.”

PELAS VEREDAS DA VONTADE SCHOPENHAUERIANA: como elemento essencial no mundo

“A Vontade, para Arthur Schopenhauer, se manifesta em todos os âmbitos, de modo que é o que há de mais essencial no mundo, o princípio fundamental da natureza, independente da representação, não se submetendo às leis da razão. A Vontade é, acima de tudo, uma Vontade de viver e de viver na máxima plenitude. Schopenhauer, filósofo polonês nascido no século XVIII e falecido no século XIX, é um dos grandes teóricos desta temática.”