Sermons tagged with ‘revista’

110 of 11 items

Revista Horizonte Teológico nº25

por

Editorial ESPAÇO ABERTO AO LIVRE PENSAR A difícil missão de manter uma instituição de ensino superior como espaço de liberdade para o aprendizado consciente, responsável e engajado nas lutas pela transformação das relações humanas, visando a uma sociedade mais justa e fraterna, à luz da Palavra de Deus, faz do ISTA um lugar necessário e…

Revista Horizonte Teológico nº24

Editorial AS MULTIFORMAS DO SABER Multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdiciplinari-dade são quatro palavras relacionadas hoje ao mundo da educação que tornam o universo acadêmico bastante complexo e desafiador. Qualquer disciplina hoje exige a busca de várias interfaces para que possa contextualizar e operacionalizar o objeto em questão. Igual tarefa está a exigir das ciências estudadas…

Revista Horizonte Teológico nº23

por

Editorial O MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO: CENTRO DE NOSSA FÉ E NOSSA VIVÊNCIA CRISTÃ Este número da Revista Horizonte Teológico está recheado de bons e inéditos artigos. Impossível para um presbítero celebrar a Eucaristia sem mudar seus sentimentos e sua praxe depois de ler o artigo profundo do Pe. Taborda. Ao tratar da recepção da…

Revista Horizonte Teológico nº 21

por

“No seu Ano Jubilar, o ISTA tem a alegria de poder publicar mais um número da Revista Horizonte Teológico com um conteúdo que remete à sua caminhada de reflexão filosófica e teológica no mundo acadêmico. Em 19 de outubro deste ano, celebraremos os 25 anos de contribuição com o processo formativo no âmbito da vida consagrada….”

Revista Horizonte Teológico nº 20

por

“Dialogar é preciso… como navegar, segundo o poeta. É assim que temos neste número da Revista Horizonte Teológico dois textos que tratam da necessidade do diálogo, não só para vencer a intolerância hodierna, mas, sobretudo, para fomentar a emergência de uma nova sociedade capaz de promover o bem viver….”

Revista Horizonte Teológico nº 19

por

“Abrir horizontes para a reflexão de filosofia e de teologia é o objetivo a que se propôs a Revista do Instituto Santo Tomás de Aquino. Quem tomar um exemplar desse número 19 em mãos terá a oportunidade de passear pelos temas que circulam no nosso meio acadêmico…”

Revista Horizonte Teológico nº 18

por

“No meio do caminho havia a Palavra, e a própria Palavra era o caminho. Pedra que serve de tropeço a alguns e de alavanca para outros. A Palavra não é neutra e toda tentativa de silenciá-la resulta num fracasso sem medidas. Esse número da Revista Horizonte Teológico oferece oportunidades para degustarmos da Palavra de maneira crítica, questionadora e construtiva…”

Revista Horizonte Teológico nº 17

por

“Uma das vantagens de se viver no mundo acadêmico é andar antenado com criatividades díspares que emergem tanto do corpo docente quanto do discente. Sobretudo quando o ambiente favorece a liberdade e a autonomia no pensar. A geração que conviveu com períodos fortes de recessão é muito sensível a qualquer vestígio de censura, sobretudo do pensamento. Numa instituição que se pretende como gestadora de pensamento no campo filosófico e teológico, o limite é traçado pelo amor, pela defesa intransigente da vida…”

Revista Horizonte Teológico nº 16

por

“Há pessoas cujo nome evoca um evento. Frei Bernardino Leers está profundamente ligado ao Concílio Vaticano II. Ainda que insistam tanto hoje em dia na questão hermenêutica, o maior evento eclesial do século XX não pode ser reduzido à sua letra. Ele transcende à pura materialidade. Seu espírito faz emergir a Igreja mais fiel a suas fontes. Pé no chão…”

Revista Horizonte Teológico nº 15

por

“A Revista Horizonte Teológico está debutando. Chega com esse número a sua 15ª edição. Esse símbolo dos quinze anos reflete bem o momento da Revista: é uma adolescente buscando sua maturidade. Nesse número, além de seus artigos que nos instigam a reflexão, temos a contribuição dos alunos do ISTA, que ensaiam seus primeiros passos na produção do pensamento teológico. Esse é um dos objetivos da revista: abrir espaço para a criatividade daqueles que não estão somente repetindo a filosofia e a teologia oficiais, mas ousando a pensar…”