NORMAS PARA MONITORIA
    (Aprovada pelo CONSEPE em 24/10/06)

Regulamentada pelo Decreto 81.710, de 18 de julho de 1979, e prevista no artigo 84 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

A Monitoria voluntária e a remunerada no curso de Filosofia do Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA – compreendem um conjunto de funções exercidas por alunos, a partir do 3º período, selecionados através de processo de avaliação, visando assegurar cooperação ao corpo docente nas atividades do ensino, da pesquisa e da extensão e se regem pelas normas abaixo:

1.    Atividades a serem exercidas pelo monitor:
a)    atendimento aos alunos nos diversos trabalhos acadêmicos;
b)    assistência aos professores em tarefas pedagógicas de rotina;
c)    participação nas atividades de pesquisa, extensão e prática de ensino do curso.

2.    As vagas para funções de Monitoria serão fixadas a cada semestre letivo por proposta da Coordenação do curso de Filosofia.

3.    A abertura de vagas para a Monitoria será objeto de Edital, divulgado com antecedência mínima de 10 (dez) dias, do qual constarão os critérios de seleção.

4.    Concluídas as inscrições, os candidatos serão submetidos ao processo de seleção, na data fixada no Edital, que consiste em prova e entrevista com banca examinadora.

5.    A Coordenação do curso homologará o processo seletivo para o preenchimento das vagas.

6.    Segundo as normas administrativas do ISTA, o Monitor remunerado, durante o período em que exercer a função, receberá o valor estipulado em contrato. Caberá ao Monitor voluntário o exercício das mesmas funções atribuídas ao Monitor remunerado, observadas as condições prescritas em contrato específico.

7.    O Monitor ficará sob a orientação de um professor para isso designado.

8.    Terminado o período da Monitoria, o Monitor receberá certificado comprobatório do exercício de sua atividade.

9.    A conclusão do curso, o trancamento ou o cancelamento da matrícula, assim como o não cumprimento das atribuições prescritas implicarão, necessariamente, na desvinculação das funções de Monitor.