Instituto Santo Tomás de Aquino | Núcleo de Estágio, Prática e Extensão    

Diretrizes – Estágio Supervisionado

1.    Organização da carga horária

O professor do Estágio Supervisionado I, II e III deverá apresentar – com antecedência – o seu plano de ensino no semestre anterior à Coordenação do curso de Filosofia, para que seja entregue aos alunos matriculados na disciplina. O plano de ensino deverá ser elaborado de acordo com o formulário padrão da instituição, disponível na secretaria acadêmica.
A distribuição da carga horária do Estágio Supervisionado deve seguir a seguinte configuração:

4º período: 126 horas (7 créditos);
5º período: 144 horas (8 créditos);
6º período: 144 horas (8 créditos);

O estágio curricular supervisionado, definido por lei, a ser realizado em escola de educação básica, e respeitado o regime de colaboração entre os sistemas de ensino, deve ser desenvolvido a partir do início da segunda metade do curso e ser avaliado conjuntamente pela escola formadora e a escola campo de estágio, conforme disposto no artigo 13, inciso III da resolução CNE/CP 01, de 18 de fevereiro de 2002.

2.    Eixos temáticos

O ISTA articulou os Estágios Supervisionados conforme os seguintes eixos temáticos:

•    O 4º período deverá trabalhar com “Conhecimento e análise do campo dos vários ambientes da educação formal básica”.
•    O 5º período deverá trabalhar com “Elaboração de projetos junto às Instituições Educativas do ensino fundamental e médio”.
•    O 6º período deverá trabalhar com “Regência de classe e execução do projeto: a atuação do professor de Filosofia na educação formal”.

3.    Plano de Atividades

O professor deverá elaborar junto com os estudantes um Plano de Atividades de Campo, a ser anexado ao relatório do Estágio Supervisionado. O plano deverá conter as ações e as atividades que o estudante desenvolverá em seus trabalhos de campo.

4.    Atividades de campo

Os trabalhos de campo deverão ser desenvolvidos em instituições escolares regulares da educação básica reconhecidas oficialmente, de forma a contemplar o que se pede na resolução CNE/CP 01, de 18 de fevereiro de 2002.

5.    Registro das atividades

Todas as atividades desenvolvidas em outras instituições deverão ser anotadas no Registro de Horas, que se encontra no anexo 1. Esse deverá estar devidamente reconhecido pela instituição receptora.
Todas as atividades desenvolvidas nas instalações do ISTA ou em horários de estudo dos alunos deverão ser anotadas no Registro Geral, que se encontra no anexo 2. Esse deverá ser assinado pelo aluno e professor do Estágio Supervisionado I, II e III.
Também deverá ser transcrito para o Registro Geral o somatório das horas registradas nas folhas de Registro de Horas.

6.    Relatório

O Relatório do Estágio Supervisionado deverá conter:
•    Registro Geral;
•    Registro de Horas;
•    Relato das atividades desenvolvidas;
•    Avaliação do campo de estágio, conforme orientações do NEPE;
•    Anexos (quando necessário).

7.    Entrega final do relatório

Os relatórios de Prática de Ensino dos alunos deverão ser entregues ao professor da disciplina e posteriormente encaminhados em um único bloco ao NEPE até o encerramento do semestre letivo.