No último dia 31 de agosto, o reitor da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) de Roma, padre Mauro Mantovani, visitou e fez uma conferência no Instituto Santo Tomás de Aquino sobre o tema: “Os desafios da educação hoje à luz da Veritates Gaudium”.

Em sua fala, Mauro Mantovani pontuou que os estudos eclesiásticos devem se comprometer com o mundo. Hoje, carecemos de diálogo entre a filosofia e a teologia e delas com as sociedades. Urge fazer uma síntese orientativa, que leve em consideração os estudos individuais e ofereçam uma visão aberta da humanidade. Em um mundo que “sofre da falta de pensamento”, conforme salientava Paulo VI, a filosofia e a teologia devem ajudar a promover uma “revolução cultural corajosa”. Por fim, Mantovani salientou que o Diálogo entre fé e razão coloca a verdade da fé em confronto com o conhecimento humano, oferecendo maior razoabilidade para o crer em Deus que se revelou em Jesus Cristo. Insistiu ainda que os estudantes devem promover uma “pastoral da inteligência”, que leve a sério as questões e interpelações do mundo, para “que todos tenham vida e a tenham em abundância”.

Após esse momento com a comunidade acadêmica, padre Mauro Mantovani conheceu as dependências da faculdade e o corpo de funcionários, reunindo-se, em seguida, com o reitor, Frei Jacir de Freitas Faria, e com os coordenadores dos cursos para tratar das questões relativas à afiliação do ISTA à UPS para conferência do bacharelado eclesiástico em teologia.