AFONSO TADEU MURAD

Professor Doutor

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1981), em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984) e doutorado em Teologia pela Pontificia Universitas Gregoriana (1992). Concluiu especialização em Gestão e Marketing, pela Fundação Dom Cabral (2006) e Comunicação Social na Universidade São Francisco. Concluiu MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais na USP (2010). Pós-doutor em Teologia, na PUC-RS (2016). É professor de teologia na Faculdade Jesuíta (FAJE) e no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte. Membro da Equipe Interdisciplinar da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Participante da Equipe de teólogos assessores da Conferência dos Religiosos da América Latina (CLAR). Lider do grupo de pesquisa “Vida Religiosa, problemática atual e teologia”. Coordenador da linha de pesquisa ? Ecoteologia, religião e consciência planetária?, do Grupo de Pesquisa ?Fé e contemporaneidade: os impactos da sociedade moderna e pós-moderna sobre a fé cristã?, “Principais obras: Gestão e Espiritualidade, Introdução a Teologia (com J.B.Libanio), A casa da Teologia (com S.Ribeiro e P.R.Gomes, Maria, toda de Deus e tão humana; Ecoteologia: um mosaico (org). Coordena o programa de Rádio “Ecoagente -Amigo da Terra”, de educação ambiental. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2, até 29/02/16. Blogs: afonsomurad.blogspot.com; ecologiaefe.blogspot.com; maenossa.blogspot.com. Canal no Youtube: Afonso Murad site: afonsomurad.com ORCID: http://orcid.org/0000-0002-3714-7378

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5635145135387949

 

 

 

ÁGDA DA PENHA DE SOUSA

Professora Especialista

Pós-graduação Lato Sensu com Especialização Profissional em Psicossomática pela faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo

AMARILDO JOSÉ DE MELO

Professor Doutor

Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica, mestre em Teologia pela FAJE, Faculdade dos Jesuítas de Belo Horizonte (2000) e doutor em Teologia Moral pela Pontificia Università Lateranense (Accademia Alfonsiana) (2006), leciona Teologia Moral no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA) e no Instituto Dom João Resende Costa – PUC-MINAS. Área principal de pesquisa é a história da teologia moral no Brasil, em especial a influência do Jansenismo na formação do ethos católico brasileiro.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7321732672136051

ANDRÉ LUIS PEREIRA MIATELLO

Professor Doutor

Professor Adjunto 4 de História Medieval da Universidade Federal de Minas Gerais; coordenador do Núcleo de Pesquisa do Laboratório de Estudos Medievais (LEME) na UFMG; membro da Rede Latinoamericana de Estudos Medievais. Doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2010), Mestre em História Social (2007) pela mesma universidade, Bacharel e Licenciado em Historia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Igreja (papado, ordens religiosas e paróquias), História político-religiosa das Comunas Italianas e Expansão da Cristandade Latina pelo Mediterrâneo (séc. X-XV). (Texto informado pelo autor)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1616633319313978

AMAURI CARLOS FERREIRA

Professor Doutor

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002).Pós doutorado em Educação pela UFMG(2009). Atualmente é adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor nos cursos de Filosofia e Pedagogia, como também nos programas de pós graduação em Educação e Ensino de Ciências e Matemática .Tem experiência na área de Filosofia e Educação. Seus principais temais de pesquisa : Imaginário, ética, política da diversidade e da inclusão.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1038910628183279

ANTÔNIO GERALDO CANTARELA

Professor Doutor

Doutorado em Letras (literatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Mestrado em Letras (literatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Graduação em Comunicação (Relações Públicas) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986). Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1979). Graduação em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco (1975). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e professor titular do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas sagradas, literatura, teopoética e filosofia da linguagem. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Minas. Membro de corpo editorial da revista Horizonte, do programa de pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Minas. Membro da SOTER. Pesquisa: Interfaces entre literatura e religião (teopoética).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7442288037021033

AUREA MARIN BUROCCHI

Professora Doutora

Possui graduação em letras – Faculdades Integradas Regionais de Avaré (1986), graduação em Teologia pelo Instituto Dom João Resende Costa (1991), mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2008) e doutorado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2011). Atualmente é professor da Sociedade Mineira de Cultura, professor teologia do Instituto São Tomás de Aquino e assessoria – Arquidiocese de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: espírito santo, amor, filho, pai e bondade.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9438353616602949

AUREO NOGUEIRA DE FREITAS

Professor Mestre

Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989). É especialista em Ensino Religioso (2001) e em Teologia Pastoral (2004) pela PUC-MG. Lecionou Ética na PUC-MG no Instituto Dom João Resende Costa (1999 – 2002). Foi reitor do Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Belo Horizonte-MG. É mestre em Ciências da Religião pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC-MG. É pároco- Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Filosofia e Teologia, com ênfase em Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, religião, fé e cidadania. Professor de teologia pastoral fundamental e estágios obrigatórios I, II e III. Coordenador do sistema avançado de formação ANIMA PUC MINAS.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9224235487399892

DANIEL DE LUCA SILVEIRA DE NORONHA

Professor Doutor

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000). É professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) desde 2016. Atua na área de Filosofia da Mente. Atualmente pesquisa cognição social, atenção conjunta, metacognição, emoções, experiência e crença religiosa.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0761272692769341

DANIEL ROCHA

Professor Doutor

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em História (UFMG) e Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atualmente, é professor do curso de teologia do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA) e bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES, realizando sua pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), atuando como professor colaborador. Foi professor substituto no Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) durante quatro semestres (2014-2015) e do departamento de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em 2018. É membro da Associação Nacional de Professores e Pesquisadores de História das Américas (ANPHLAC) e da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), da qual já foi membro da diretoria executiva nacional (2011-2015). A tese de doutorado "Fim dos Tempos nos Estados Unidos: escatologia, fundamentalismo religioso e identidade nacional em Hal Lindsey e Tim LaHaye (1970-1980)" foi escolhida no Prêmio UFMG de teses como a melhor defendida no ano de 2017 no Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. Tem experiência na área de História e Ciências da Religião – com ênfase em História do Protestantismo, História dos Estados Unidos, Milenarismo e relações entre religião e política.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3341441972649937

DANILO CESAR DOS SANTOS LIMA

Professor Especialista

Graduado em Filosofia pela faculdade jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE (2000). Leciona Liturgia I (Fundamental), Sacramentos do serviço ao Povo de Deus (Ordem e Matrimônio), e Homilética na PUC-MG. Professor no Centro Universitário Salesiano de São Paulo nos cursos de pós-graduação em “Espaço litúrgico: arquitetura e arte sacra” e “Liturgia”. Professor na Faculdade Jesuíta de Filosofia e de Teologia, no curso de pós graduação / especialização “Pastoral numa ‘Igreja em saída'”. Escreve sobre os mesmos temas para jornais e revistas pastorais e científicas. Possui mestrado em Sagrada Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo, em Roma. Atualmente é doutorando pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e de Teologia e realiza no Brasil a pesquisa e redação de sua tese de doutorado. (Texto informado pelo autor)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3229105109643449

DEJAIR ROBERTO DE ROSSI

Professor Mestre

Possui graduação em Estudos Sociais pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (1973), Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (1973), graduação em Teologia pelo Instituto Filosófico Teológico Franciscano de Petrópolis (1977) e mestrado em Teologia Moral pela Pontificia Universitas Lateranensis (1985). Atualmente é professor do Instituto Dom João Resende Costa, professor do Instituto Santo Tomás de Aquino, professor do Instituto Teológico São José, de Mariana, professor – Departamento Arquidiocesano de Ensino Religioso e pároco – Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, ecologia, moral, virtude, sexualidade, afetividade, amor, política, economia, pedofilia e planejamento familiar. Doutorando em Ética, Sociedade e Novas Tecnologias pela Universidade Complutense de Madri.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3421571610876366

 

GEOVÁ NEPOMUCENO MOTA

Professor Mestre

Doutorando em Educação – PUC MINAS. Possui Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE (2008). Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS (1988). Pós Graduação Latu sensu: Temas Filosóficos. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1999). Pós Graduação Latu sensu: Teoria e Método em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS (1990). Atualmente é professor da Faculdade de Pará de Minas – FAPAM – (Filosofia e Ética Profissional). Professor do Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA – (Hist. Fil. Antiga e Hist. Fil. Medieval). Professor do CEFAP/PUC MINAS (Antropologia Teológica e Ética Cristã). Professor do Seminário Sagrado Coração de Jesus – Diamantina – (História da Fil. Medieval). Membro do grupo de pesquisa "Fé e Contemporaneidade" (PUC MINAS).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5928118175075746

 

 

HELTON FERREIRA RODRIGUES

Professor Mestre

Possui graduação em Teologia pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum (2013), graduação em História e Bens Culturais da Igreja pela Pontificia Università Gregoriana (2014), graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (2017) e mestrado em Bens Culturais da Igreja pela Pontificia Università Gregoriana (2016). Atualmente é professor de língua italiana – Seminário Diocesano São José (Propedêutico) de Divinópolis (MG). (Texto informado pelo autor)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6316253662799663

IVNA SÁ DOS SANTOS

Professor Mestre

Possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1997), especialização em Comunicação Pastoral pela UNISINOS (1998), especialização em Gestão de Marketing pela FCHPL (1999) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e comunicação, mediação e recepção televisiva, mídia e educação, imprensa alternativa e formação de professores. Já lecionou em cursos de Pedagogia, Jornalismo, Design, Publicidade e Propaganda e Teologia em várias instituições de ensino. Atualmente, é professora do curso de pós-graduação do Instituto São Tomás de Aquino em Belo Horizonte, na disciplina “Mídia e Formação Presbiteral”. Atua também como fotógrafa profissional com estúdio próprio. É autora do livro “Dai-lhes vós mesmos de comer”, que narra a história do Projeto Universidades Renovadas, da qual é uma das pioneiras. (Texto informado pelo autor)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8455686823561915

IRIS MESQUITA MARTINS

Professor Doutor

Possui doutorado e mestrado em Utroque Iure (Direito Canônico e Civil), pela Pontifícia Universidade Lateranense (1996), reconhecidos pela Universidade Federal de Minas Gerais; especialização em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; especialização em História do Brasil e em História Contemporânea, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, de Patrocínio – MG, graduação em Estudos Sociais, Filosofia, Teologia e Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é professor contratado da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, professor assistente da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte – MG; professor convidado da Faculdade de São Bento, no Rio de Janeiro – RJ; juiz eclesiástico do Tribunal da Arquidiocese de Belo Horizonte; capelão do Hospital Belo Horizonte, do Lar dos Idosos São José (Belo Horizonte) e do Convento das Irmãs Filhas de Nossa Senhora de Belém, em Lagoa Santa; colaborador na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Belo Horizonte e na Paróquia São Sebastião (Barro Preto, Belo Horizonte). (Texto informado pelo autor)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6593533662478865

JACIL RODRIGUES DE BRITO

Professor Mestre

Possui graduação em Filosofia – Faculdades Associadas Ipiranga (1988), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015), graduação em Teologia – Pontificio Ateneo Antonianum (1994) e mestrado em Teologia – Institut Catholique de Paris (1997). Atualmente é professor do Instituto Santo Tomás de Aquino e professor assistente iii da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4078040983005615

JACIR DE FREITAS FARIA

Professor Doutor

Graduado em Filosofia pelo Instituto Filosófico Teológico Franciscano de Petrópolis (1984). Graduado em Teologia pelo Instituto Filosófico Teológico Franciscano de Petrópolis (1987). Metrado em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1996). Doutorado em Teologia pela Faje (2018). Pertence aos Grupos de Pesquisa: A Bíblia em Leitura Cristã (FAJE). É membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Reitor do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA-BH). Professor de Exegese Bíblica no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA-BH). Membro efetivo, ocupante da cadeira nº 20 da Academia Divinopolitana de Letras. Fez também cursos de leitura popular da Bíblia, no México, e de arqueologia, geografia e topografia de Israel e Oriente Médio, na École Biblique, Jerusalém, Israel. Além de assessor de leitura popular da Bíblia em cursos de Bíblia e de Teologia para leigos, é referência no Brasil na leitura crítica, ecumênica e pastoral dos apócrifos do Segundo Testamento. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Bíblia, atuando principalmente nos seguintes temas: bíblia, literatura apócrifa, pentateuco, sapienciais, profetismo, história de Israel, introdução à Bíblia, evangelhos e apocalipse. Autor de uma centena de artigos, de dez livros e coautor de doze. (Texto informado pelo autor)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6406884242994202

JOAO CARLOS LINO GOMES

Professor Mestre

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), sendo doutorando em Filosofia pela Universidade Complutense de Madrid. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS), do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA) e da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Trabalha com Filosofia principalmente nas seguintes áreas: filosofia política, ética, ciências humanas e história da Filosofia moderna e contemporânea.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9793347048061591

 

JOAQUIM FONSECA DE SOUZA

Professor Doutor

Doutor em Teologia pela a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), Mestre em Teologia, pelo Centro Universitário Assunção de São Paulo (2008), Graduado em Filosofia pelo Instituto Filosófico e Teológico Franciscano de Petrópolis (1982) e Teologia Instituto Filosófico e Teológico Franciscano de Petrópolis (1987) e Bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Professor de Liturgia e Arte Cristã na Faculdade Jesuíta (FAJE) e no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte, coordenador da coleção ?Liturgia e Música? da Editora Paulus, membro da Equipe de Reflexão de Música Litúrgica da CNBB e da Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI). Foi assessor nacional da CNBB para a Música Litúrgica (2003-2006) e coordenador geral do canto e da música na V Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho de Aparecida (2007).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6075050351511065

JONAS NOGUEIRA DA COSTA

Professor Mestre

Graduado em Filosofia e Teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA). Mestre em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Atualmente é doutorando em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), tendo sua pesquisa voltada para a Mariologia.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8538453351232035

JOSÉ CARLOS AGUIAR DE SOUZA

Professor Doutor

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Ciências da Religião – Katholieke Universitet Leuven (1988), Mestrado em Filosofia – Katholieke Universiteit Leuven (1994) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Foi Reitor do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF) e atualmente é professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), do Instituto Santo Tomas de Aquino e professor visitante da Eastern Michigan University (Estados Unidos) – McAndless Chair. Desenvolve pesquisa nas áreas de metafisica, modernidade, filosofia da religião, psicologia da religião e Ecofilosofia.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5170617458011712

 

JOSÉ SEBASTIÃO GONÇALVES

Professor Doutor

Doutor em Teologia Sistemática, com pesquisa interdisciplinar entre Antropologia teológica e filosofia/fenomenologia do corpo (FAJE 2014-1018- bosa FAPEMIG), com doutorado sanduíche pela Université Catholique de Louvain-la-Neuve, Bélgica (bolsa FAPEMIG). Mestre em Teologia(bolsa CAPES 2012-2014). Possui graduação em Filosofia pelo ISTA (2006) e graduação em Teologia pela FAJE (2009). Especialista em psicologia da Formação para a Vida Religiosa. Graduando em psicologia (2017- 2021). Focaliza sua pesquisa na relação Teologia-Fenomenologia/filosofia do corpo- Psicologia e Educação segundo o pensamento de Michel Henry.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7961425073065281

LEONARDO LUCAS PEREIRA

Professor Doutor

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Eclesiástica de Filosofia em Daltro Filho – Imigrante (RS) (1963), graduação em Teologia pela Faculdade Teológica de Divinópolis (1967), Ciências Sociais (incompleto, 3 anos) 1970 e doutorado do 3º. ciclo em Sociologia do Desenvolvimento – Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1973). Atualmente é professor titular do Instituto Santo Tomas de Aquino e professor adjunto da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Atuando principalmente nos seguintes temas: O Fenômeno Religioso, Catolicismo, Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia Urbana e Sociologia do Brasil. É membro efetivo da SOTER – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião – e da Comissão Mineira de Folclore. Participa da Pastoral Sócio-Política na Paróquia São Francisco das Chagas, em Belo Horizonte.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8275457744542767

LILIAN CRISTINA BERNARDO GOMES

Professora Doutora

Pós-doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (CNPQ, 2012-2013) e pós-doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (FAPEMIG, 2010-2011). Doutora (2009) e Mestre (2004) em Ciência Política pela UFMG. Estágio de doutoramento na Universidade de Coimbra, no Centro de Estudos Sociais em Portugal (CES/PT) pelo Projeto Capes/Grices, co-orientada pelo professor Boaventura de Sousa Santos. Especialista em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas, 1995). Graduada em História pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB/1987). É responsável técnica do Projeto Formulação de uma Linguagem Pública para Comunidades Quilombolas desenvolvida pela UFMG através de parceria firmada com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/ Nead/Incra). Foi professora da Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). Professora de história do Instituto Santo Tomás de Aquino (Ista). Professora do Mestrado da Unifenas. Bolsista de Pós-Doutorado do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT/UFMG). Co-coordenadora do Observatório da Justiça Brasileira (OJB/UFMG). É colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Etnicos-Raciais e Ações Afirmativas. Trabalha com os seguintes temas: direito das comunidades tradicionais, teorias da justiça, novo constitucionalismo latinoamericano, relações raciais no Brasil, políticas públicas e democracia participativa.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1510813828334016

 

 

MARINA LEONHARDT PALMIERI

Professora Mestre

Bacharel em Grego Antigo pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aprovada na defesa de dissertação de Mestrado intitulada “Os tratados sobre o sono e os sonhos, ‘De somno et vigilia’ e ‘De insomniis’, de Aristóteles”, junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, na área de concentração em Literaturas Clássicas e Medievais, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutoranda em Literaturas Clássicas e Medievais junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, na mesma instituição (UFMG), com o projeto de tese intitulado “A ressignificação aristotélica do sonho (enýpnion) frente à tradição onírica homérica”. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras e Culturas Clássicas e em Língua e Cultura Italiana. Tem também experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga. Ademais, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas. (Texto informado pelo autor)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4871244990123846

MARIO GUIMARÃES WERNECK FILHO

Professor Doutor

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), mestrado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5726146747348169

OTON DA SILVA ARAÚJO JUNIOR

Professor Doutor

Possui doutorado em TEOLOGIA MORAL pela Pontifícia Universidade Lateranense (2012). Atualmente é professor do Instituto Santo Tomás de Aquino (BH) e Faculdade Jesuíta (BH). Foi Membro do Comitê de Ética e Pesquisa (Betim). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Moral. Assessor de movimentos populares na área de ética teológica. Foi membro da coordenação da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), regional de Minas Gerais. Membro da equipe interdisciplinar da CRB nacional. Diretor Pastoral do Colégio Santo Antônio, BH.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4743429231573859

 

PATRICIA SIMONE DO PRADO

Professora Doutora

Pós-doutoranda em Ensino – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais sob a supervisão prof. Dr. Amauri Carlos Ferreira (2018). Doutora em Relações Internacionais – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com doutorado sanduíche no Líbano sob a supervisão prof. Dr. Joseph Alagha na Haigazian University (2018). Mestra em Ciências da Religião – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Especialista em Ciências da Religião – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2008). Bacharel em Teologia pelo Seminário Batista do Estado de Minas Gerais (2001). Líder do RELIGERI – Grupo de Pesquisa Religião e Relações Internacionais (R.I.), Pesquisadora do GRACIAS – Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e árabes – Universidade de São Paulo; GEOMM – Grupo de Estudos Oriente Médio e Magreb- PUC Minas e GPREPLUDI – Grupo de Pesquisa Religião, Pluralismo e Diálogo Inter-religioso – PUC Minas, . Membro da ABRI – Associação Brasileira de Relações Internacionais. Principais temas de atuação: Religião, Islã, Xiismo, Ashura, Martírio , Pedagogia do Martírio, Educação, Resistência, Resistência Islâmica (Hezbollah) , Identidade, Fundamentalismo Religioso, Terrorismo, Diálogo inter-religioso, Ecumenismo. ID ORCID/0000-0003-4253-6121 Contato: ppsprado@hotmail.com (Texto informado pelo autor)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7557380492555878

PASCAL JEAN ANDRÉ ROGER PEUZÉ

Professor Doutor
E-mail PASCAL JEAN ANDRÉ ROGER PEUZÉ

Pascal Peuzé especializou-se em lingua, civilização e literatura alemãs (Université de Nantes – 1986). Consagrou-se depois ao estudo do hebraico (bíblico, mishnaico, moderno) e da literatura rabínica (Jerusalém: Universidade Hebraica, Centro Ratisbonne, Instituto Shalom Hartman, Instituto Católico de Paris). É Mestre e Doutor em Letras (USP / FFLCH / Departamento de Letras Orientais / Área de concentração: Estudos Judaicos) Ensina hebraico bíblico no ISTA (Belo Horizonte).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0874094984512106

 

PAULO ANDRADE VITÓRIA

Professor Mestre

Doutorando (2017-) em filosofia pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais; área: Lógica, Ciência, Mente; Mestre (2015) em filosofia pela UFMG na área de Lógica e Filosofia da Ciência. Bacharel (2008) e Licenciado (2010) em Filosofia pela FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Áreas de interesse e pesquisa: filosofia analítica, pensamento crítico com o uso de ferramentas da lógica, filosofia da linguagem, filosofia da percepção, filosofia da mente, Teoria do conhecimento/epistemologia e filosofia da matemática: fundamentos filosóficos em teoria dos conjuntos.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2414702508071508

PAULO SÉRGIO ARAÚJO

Professor Mestre

Doutorando em Ciências da Informação pela UFP – Universidade Fernando Pessoa no Porto, Portugal (2014), com concentração nas áreas de Ciências da Informação – Novas Tecnologias, Educação e Filosofia. Mestrado em Ciências da Religião pela PUC Minas – (2012). Especialização em Ciências da Religião pela UEMG (2001) e Graduação com Licenciatura em Filosofia pela PUC Minas. Professor de Filosofia na Faculdade – ISTA Instituto Santo Tomás de Aquino – nos cursos de Filosofia Moderna, Contemporânea e Iniciação a Pesquisa Filosófica, onde atua também como professor de filosofia no curso de Formação de Docentes na modalidade EAD. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão no mesmo instituto, em Ensino de Filosofia. Coordena o curso de pós-graduação em Ensino de Filosofia e Sociologia. Trabalha no NTM – Núcleo de Tecnologia Municipal de Betim, onde desenvolve projetos ligados ao Ciber Espaço Conexões e Aprendizagem e Gestão Digital. Trabalha na construção de Plataforma de Gestão da Informação da Educação Especial. Fundador da Empresa P@ideia Formação e Conexões Acadêmicas, realizando a ligação entre estudantes brasileiros e as universidades portuguesas para os cursos de mestrados, doutorados e pós-doutorados. Trabalha com consultoria acadêmica para estudantes de mestrado que estão escrevendo suas dissertações, orientando desde o projeto de pesquisa até a defesa. Desenvolve pesquisas em Educação, Filosofia, Religião e Novas Tecnologias, para o ensino/aprendizagem. Possui um livro publicado com o título: Religião na Esfera Pública Política. Uma dialética inacabada do processo de secularização, pela Editora Prismas – (2015). Possui artigos publicados, a respeito dos temas: pensamento pós-metafísico, pós-secularismo, política deliberativa, dialética, gestão digital, conectividade e interatividade. Tem experiência na área de Filosofia, Educação, Gestão, Ética, Filosofia do Direito, História e Ciências da Informação.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8880373888105179

 

 

PAULO SÉRGIO CARRARA

Professor Doutor

Possui graduação em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990) e em teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte – FAJE (1996), mestrado em teologia com especialização em teologia espiritual pela Pontificia Faculdade Teológica Teresianum de Roma (2003) e doutorado em teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (2010). Atualmente é professor de teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte – FAJE, no Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA e no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário – Diocese de Caratinga. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos de Cristologia da FAJE. Membro da SOTER.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9306449166178538

 

REGINALDO JOSÉ HORTA

Professor Mestre

Mestre em FILOSOFIA pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Especialista em FILOSOFIA pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – 2005). Bacharel Licenciado em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG – 2003). Professor da Universidade Salgado de Oliveira – atuando nos cursos de Educação Física, Direito e História – e do Curso de Filosofia do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), onde leciona as disciplinas de Introdução à Filosofia, Lógica I, Lógica II e Filosofia da Mente.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7974354933791579

 

RITA DE CÁSSIA CYPRIANO VALLADARES

Professora Mestre

Possui MESTRADO em EDUCAÇÃO pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001), ESPECIALIZAÇÃO em INFORMÁTICA na EDUCAÇÃO (1998) e GRADUAÇÃO em FILOSOFIA e HISTÓRIA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986). Atua nas áreas das ciências humanas, sociais, exatas e biológicas, sobretudo, nas disciplinas Introdução à Filosofia, Supervisão de Estágio e na orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso. Atua, ainda, na docência, nos seguintes conteúdos curriculares, entre outros: Ética, Filosofia da Ciência, Políticas Públicas, Filosofia da Educação, Informática Educativa; Tecnologias Digitais, Metodologia do Trabalho e da Pesquisa Científica, Terceiro Setor. Professora Titular, em exercício, no Instituto Santo Tomás de Aquino e Professora de História da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1311408244742418

SOLANGE MARIA DO CARMO

Professora Doutora

Graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE); graduação em Filosofia pela PUC-Minas; mestre em teologia bíblica pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), doutora em Catequese pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE); co-autora da Coleção Catequese Permanente, pela Editora Paulus; professora no Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa da PUC-Minas e no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA); sócio-membro da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciência da Religião).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9668819696982894

 

TATIANA PAPA PIMENTA QUITES

Professora Especialista

Mestranda em Educação Superior pela Universidad de La Matanza. Possui graduação em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina e Graduação em Pedagogia e Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade do Estado de Minas Gerais e Especialização em Educação Inclusiva pela Fundação João Pinheiro. Atualmente é professora do Centro Universitário de Belo Horizonte, nos Cursos de Pedagogia, Letras, Matemática, Ciências Biológicas, História e do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, professora do Curso de Filosofia do Instituto Santo Tomás de Aquino e professora conteudista da disciplina de Libras EAD do Grupo Anima e Professora Conteudista e Tutora das disciplinas Fundamentos da Língua de Sinais e Psicologia da Educação do Instituto São Tomaz de Aquino.. Atuou de 2003 à 2012 como supervisora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às pessoas surdas CAS-BH. Do ano de 2010 até julho de 2013 esteve na vice-presidência da APILSEMG – Associação dos Profissionais Tradutores Interpretes do Par Linguístico Libras-Língua Portuguesa de Minas Gerais, estando atualmente como 2ª secretária. Secretária do Movimento pela Educação Bilíngue de MG. Atuou como Analista do Núcleo de Orientação Psicopedagógica do UniBH de ano de 2014 a 2017. Membro do Grupo de Trabalho destinado a promover estudos relativos à Educação Bilíngue para os alunos surdos da Rede Estadual de Ensino, constituído pela RESOLUÇÃO SEE Nº 2.748, DE 30 DE MARÇO DE 2015..Tem experiência na área de Educação, com ênfase na educação de pessoas surdas e pessoas com deficiência e interpretação/ tradução e docência em Língua Brasileira de Sinais, bem como a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Membro do Conselho da Pessoa com Deficiência de Belo Horizonte.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1297377802724986