PROGRAMA GRUPO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS E TEOLÓGICOS – GEFITE/ISTA

O Programa Grupo de Estudos Filosóficos e Teológicos destina-se a docentes e discentes do Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA, e tem por objetivo incentivar o estudo em grupo, fomentar a pesquisa e as práticas investigativas, visando à produção de conhecimento, bem como articular ensino, pesquisa e extensão.

1. Dos objetivos

1.1  Fomentar a prática de estudos e pesquisas, conforme os cânones acadêmicos;

1.2  Proporcionar ao(à) docente constituir um grupo de estudos nas áreas de Filosofia, Teologia e áreas correlatas;

1.3  Criar um espaço institucional para o estudo específico de um determinado tema proposto pelo(a) docente aos(às) discentes, no âmbito das áreas de atuação do ISTA, a saber: Filosofia, Teologia e Ciências da Religião.

1.4  Proporcionar ao(à) discente a participação em um grupo de estudos com temas de seu interesse.

2. Da organização

2.1 O Programa de Incentivo à Pesquisa divulgará, mediante edital próprio, o número e o valor das bolsas oferecidas no ano letivo para o(a) docente;

2.2 As bolsas terão a duração de nove meses;

2.3 O(a) docente será remunerado(a) com o valor de duas horas/mês ou poderá aderir ao contrato de voluntariado da instituição;

2.4 O(a) discente que desejar participar do grupo de estudos não será remunerado(a), mas poderá pleitear recursos para participar de eventos, apresentando comunicações que resultem das discussões e pesquisas produzidas pelo grupo, de acordo com o projeto de Solicitação de apoio Financeiro, disponível no site do ISTA.

2.5 Serão selecionados pelo NEPE dois projetos de estudos, preferencialmente, um de cada curso, respectivamente Filosofia e Teologia.

2.6 O ISTA oferece o suporte necessário para a realização das atividades do grupo de estudos.

3. Do(a) bolsista

O(a) bolsista docente deverá:

3.1    Ser docente em exercício no ISTA;

3.2    Enviar e ter o seu projeto de grupo de estudos aprovado pelo Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão (NEPE);

3.3    Conduzir e elaborar com o grupo de estudos um programa de atividades e cronograma de encontros mensais

4. Dos resultados

4.1 Os resultados dos estudos elaborados nos grupos poderão ser apresentados por meio de relatório final, publicações e/ou participação em eventos científicos.

5. Dos Dispositivos Gerais

5.1 O(a) bolsista docente que não cumprir as cláusulas do programa terá seu benefício suspenso e deverá restituir todos os recursos recebidos até a data da desistência.

Belo Horizonte, 19 de junho de 2018.

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE