O Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes (R2) na área de Filosofia tem como fundamentação legal a Lei de Diretrizes e Bases (9.394/96) – que inclui a possibilidade de Programas Especiais de Formação Pedagógica; a regulamentação do Conselho Nacional de Educação, mediante a Resolução 02/97; e o  Parecer CNE/CP n.º 5, de 4 de abril de 2006. A oferta desse programa pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA) se destina aos profissionais portadores do título de Bacharel em Filosofia ou áreas afins que desejam atuar como professores de Filosofia nos anos finais do Ensino Fundamental e, sobretudo, no Ensino Médio, nível de ensino no qual a Filosofia se tornou disciplina obrigatória (Resolução nº 1, de 15 de maio de 2009).

Os interessados em participar do programa deverão se inscrever e encaminhar por e-mail ou sedex o Diploma registrado de Bacharelado em Filosofia ou áreas afins e o Histórico Escolar. A Análise Curricular verificará a compatibilidade entre a formação do candidato e a área filosófica.  Não havendo essa compatibilidade, a inscrição do candidato será indeferida.

Em consonância com a legislação, a carga horária do programa será de 840 horas, sendo 300 horas dedicadas ao estágio supervisionado e 540 horas às demais disciplinas da estrutura curricular do curso, selecionadas com objetivo de articular os núcleos básico, estrutural e integrador, assegurando o caráter interdisciplinar e a integração de conhecimentos e habilidades necessários à formação de professores.

Carga horária: 840 horas.

Duração: mínimo de 1 ano.

Metodologia: semipresencial.

Valores para 2017:

Taxa de inscrição/análise: R$ 100,00.

Mensalidade: 12 parcelas de R$ 470,00

Botão-inscreva-se