Apresentação

A Jornada Teológica, no ISTA, é uma oportunidade de ampliar e aprofundar determinados temas contemporâneos, que tocam a Teologia e também outras ciências de fronteira. Procuramos equilibrar entre conferências e oficinas, convidados da casa e convidados de fora, para que a riqueza das reflexões alcance um nível de excelência. Também é característica sempre presente, nessa atividade, a busca de parcerias, nomeadamente com o Instituto Dom João Resende Costa.

A Jornada Teológica acontece uma vez ao ano, é organizada colegiadamente, com envolvimento e participação decisiva dos alunos, particularmente das equipes do Diretório Acadêmico.

Objetivos

  1. Propiciar a alunos, professores, servidores e convidados, oportunidade para uma discussão aberta sobre os temas teológicos mais pertinentes e merecedores de reflexão na atualidade.
  2. Aprofundar o diálogo entre Teologia e demais ciências, criando espaço para interlocução entre os diversos saberes, em vista de complementar os estudos realizados em sala de aula.
  3. Incentivar a produção teológica acadêmica e pastoral dentro do próprio Instituto,a partir das reflexões apresentadas.

Destinatários

Os destinatários da Jornada Teológica são, em primeiro lugar, os próprios estudantes do Instituto, em especial, estudantes de Teologia e Gestão Pastoral, mas também os estudantes de filosofia e dos cursos de pós-graduação. Além desses, todos os professores são convidados especiais. O corpo administrativo do Instituto também é convidado, e sua participação é estimulada, na medida do possível, segundo o quadro de horários de trabalho.

Evidentemente, que a Jornada Teológica é um evento público, aberto a tantos quanto se interessarem, de toda comunidade local, em particular, alunos e professores das instituições parceiras, bem como religiosos, religiosas, padres, leigos e leigas que se interessarem pelos diversos temas abordados.

Organização

Uma equipe é formada, com base nas deliberações do Diretório Acadêmico. Essa equipe coordena o processo, desde sua gestação até sua realização. A coordenação acadêmica do curso de Teologia também compõe essa equipe. Havendo outros parceiros, a equipe será também colegiada. As decisões financeiras são discutidas no departamento próprio.

Ao final da semana, são expedidos certificados de participação para os que comprovam ao menos 75% de presença.

Outras informações

Para programação, funcionamento e outras informações, consulte nosso site.